A avó Laurinda não chegou aos cem anos, mas chegou ao coração de muita gente!

Era, sem exagero, a avó com mais netos radiofónicos do mundo!

28 out. 2026, 06:00

Há pessoas que passam pela nossa vida e há outras que ficam para sempre no nosso coração. A nossa querida avó Laurinda foi uma dessas pessoas especiais. Queria chegar aos cem anos, mas a vida não lhe permitiu realizar esse sonho. Não chegou aos cem, mas alcançou algo extraordinário: chegou ao coração de muita gente!

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Era, sem exagero, a avó com mais netos radiofónicos do mundo! Toda a gente lhe chamava avó e ela recebia esse carinho com uma ternura muito própria. Para ela, éramos todos seus netos. Não precisava de haver laços de sangue, porque a amizade, o carinho e a convivência tinham construído uma família enorme, espalhada por muitas aldeias, vilas e cidades.

Durante dois anos e meio, a avó Laurinda viveu comigo, partilhando a nossa casa, os nossos dias e tantos momentos que agora guardamos com uma saudade difícil de explicar. Mas a sua família ia muito além da nossa porta. Através da Rádio e da Família do Tio João, conquistou muitos amigos, pessoas com quem conversava, de quem falava e que também gostavam de falar dela.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Há ainda uma coincidência que ficará para sempre na nossa memória. No dia 29 de outubro, precisamente quando a Família do Tio João celebrava 37 anos de existência, de vida e de emissões radiofónicas, a nossa avó Laurinda era chamada por Deus. Num dia que devia ser apenas de festa e celebração, chegou também a notícia mais triste. A alegria dos 37 anos da nossa grande família ficou marcada pela despedida de alguém que era, ela própria, uma parte muito especial dessa família. É uma data que, a partir de agora, terá sempre dois sentimentos: a alegria de tantos anos de rádio e a saudade da nossa querida avó.

A avó Laurinda tinha esta capacidade bonita de criar proximidade. Conhecia muita gente, acompanhava a vida de muitos e fazia questão de manter os laços de amizade. Era uma presença familiar para quem nos escutava e uma avó de verdade para todos aqueles que a adotaram no coração.

Por isso, a notícia da sua partida provocou tanta tristeza. Foram muitos os telefonemas, as mensagens, as lágrimas e as palavras de saudade. De diferentes lugares chegaram manifestações de carinho, provando que a sua vida deixou marcas muito para além da família mais próxima. Afinal, quando uma pessoa consegue fazer-se querida por tanta gente, a sua partida também é sentida por uma família inteira que a vida foi construindo.

Gostava de chegar aos cem anos. Não conseguiu, mas deixa-nos uma herança muito maior do que uma idade redonda: deixa muitos netos de coração, recordações, histórias e uma enorme lição de humanidade. A vida não se mede apenas pelos anos que vivemos, mas também pelo amor que conseguimos espalhar.

À família, fica o nosso abraço apertado. E a todos os seus netos radiofónicos, deixamos um convite: não deixemos que a saudade apague as histórias bonitas que vivemos com ela. Falemos da nossa avó, recordemos os seus momentos e guardemos o carinho que nos uniu. E há heranças de amor que nunca morrem!

E porque a vida também se faz de encontros, tradições e amizades, continuamos a percorrer as nossas terras, a dar voz às comunidades e a celebrar as pessoas que fazem grande o Nordeste Transmontano. Foi isso que aconteceu em Avelanoso, no concelho de Vimioso, onde, nos dias 31 de outubro e 1 de novembro, se realizou a Feira da Castanha e Produtos da Terra. Dois dias dedicados à castanha da Terra Fria, aos produtos locais, ao artesanato e às tradições, com gaiteiros, ranchos folclóricos, concertinas, magusto comunitário, passeio pedestre, Pauliteiras de Malhadas e chegas de touros mirandeses. A Família do Tio João esteve presente no sábado, dia 31, com a transmissão em direto do Bom Dia, Tio João, entre as seis e as dez da manhã, levando aos ouvintes as histórias dos produtores, a alegria da festa e o calor humano de uma aldeia que sabe receber. Porque, tal como a nossa avó Laurinda nos ensinou, a maior riqueza está sempre nas pessoas e nos laços de amizade que construímos ao longo da vida.

Estiveram de aniversário Marcelino Félix (92) Sobreiró de Baixo (Vinhais); Graça Ferreira (75) e sua sobrinha Carina (30) Algoso (Vimioso); Zé Manel (72) Canavezes (Valpaços); Mercília Silva (69) Samardã (Vila Real); Justina Machado (66) Vila Franca (Bragança); Manuel da Costa (58) Parada (Bragança); Maria do Céu Tomeno (58) (Bragança); Eugénia Moreira (58) Oleirinhos (Bragança); Francisca Grijó (58) Coelhoso (Bragança); Ana Lopes (57) Coelhoso (Bragança); António Medeiros (56) Nuzedo de Baixo (Vinhais); Gilberto Manuel (36) Vila Boa (Vinhais); Bruno Silva (27) Bragança; Bryan Lopes (24) Coelhoso (Bragança); Leonor Pimentel (23) Souto da Velha (Torre de Moncorvo); Afonso Lúcio (23) Lebução (Valpaços); Jéssica Fidalgo (18) Paradinha de Outeiro (Bragança); Henrique Pires (13) Rio Frio (Bragança); Tomás Costa (11) Esturãos (Valpaços). Muita saúde e muitos anos de vida.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Do mesmo autor

As mais lidas