class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-ultimas-opiniao">

            

Opinião

09/09/2025

O desassossego maior dos portugueses nas últimas semanas centrou-se no flagelo dos incêndios florestais, a que os órgãos de comunicação deram o justo realce e ainda bem, por razões noticiosas, mas igualmente como positivo contributo para a prevenção de instantes novas emergências.

12/08/2025

Ao eleger a burocracia como um dos alvos a abater, na tomada de posse, Luís Montenegro acertou na muche. O exagero burocrático do nosso país, quer ao nível central, onde o Governo pode atuar diretamente e espera-se que o faça de forma efetiva e significativa, através do recente Ministério da Reforma do Estado, quer sobretudo ao nível das autarquias, onde a complexidade do procedimento administrativo é, não só um calvário para todos os cidadãos, mas, igualmente, um alfobre para a corrupção mormente a mais pequena (a corrupçãozinha, tão perniciosa como insidiosa, tão portuguesinha e que tanto mina a confiança nas instituições).

12/08/2025

Não sou especialista em Educação, como facilmente se constatará. Tenho-me, ainda assim, à semelhança de muitos meus contemporâneos, como cidadão digno e homem bem-educado, graças aos educadores que tive nas escolas oficiais por onde passei, mas também aos abençoados exemplos, palavras sensatas e amorosas nalgadas que recebi em criança, vindas, sobretudo, de minha santa mãe.

05/08/2025

Parece que não nos estamos a aperceber que quer em Portugal, quer na Europa, o atual sistema partidário está a colidir fortemente com o sistema social que teimamos em manter.

29/07/2025

Diz-se que a democracia está em crise, hoje em dia. Numa abordagem superficial, ainda que pragmática, sem grandes preocupações epistemológicas, portanto, poder-se-á aceitar que sim, sobretudo no que ao regime político português diz respeito, mas não só, sendo que o problema não é de agora.

29/07/2025

Chegou o período de férias e com ele a ligeireza com que se abordam determinados temas que conferiu a este período a conhecida catalogação de “silly season”, passe o estrangeirismo. Mesmo assim, é difícil entender a inversão de valores a que assistimos neste retângulo marítimo que nos foi dado habitar. 

22/07/2025

Há quem apelide o poder como um mal necessário. Porém, outros classificam-no como a necessidade de exercer o bem e o mal, dependendo de quem o exerce. A verdade é que sem poder ninguém consegue governar. Resta saber como se utiliza esse poder.

15/07/2025

O Major General Isidro Morais Pereira fez saber que, respondendo a uma persistente e continuada insistência de inúmeras pessoas, para se candidatar à Presidência da República Portuguesa, decidiu dar um passo em frente.

15/07/2025

A conhecida expressão “a montanha pariu um rato” é muito velha. Tanto que é atribuída ao filósofo romano Horácio, que a terá utilizado há mais de dois mil anos, com o intuito de manifestar a sua frustração com algo que gerou grandes expectativas, mas acabou por redundar numa insignificância, para não dizer num fracasso.

15/07/2025

Nem todos temos a mesma conceção de destino.Uns são fatalistas, como o foi Camões, que acreditam que o destino está marcado e nada podemos fazer para o alterar. Outros são positivistas, acreditando que tudo pode ser melhor e que podemos sempre contribuir para essa melhoria.