Olho Clínico

PUB.
Para que o seu médico possa ajudar o máximo possível, deve preparar com tempo a consulta. Deve levar consigo: - Uma lista dos seus sintomas - Uma lista de toda a medicação que está a tomar e respetivas doses, mesmo de medicamentos ou suplementos que não precisam de receita médica - Todos os seus exames, sobretudo se forem recentes (deixe ser o médico a decidir se é ou não necessário avaliar esses exames) - Todos os seus relatórios de internamentos ou cirurgias (não parta do princípio que o médico tem acesso a todos os seus dados anteriores)

Consulta de rotina com o médico de família

O que pode perguntar ao médico?

- Como está a minha saúde...

Numa altura em que o surto do novo coronavírus, intitulado 2019-nCoV, com origem na cidade de Wuhan, na China, foi declarado emergência de saúde pública internacional pela Organização Mundial de Saúde (OMS), fique a conhecer as respostas a algumas das perguntas mais frequentes sobre este vírus. Os viajantes regressados das áreas afetadas que apresentarem sintomas sugestivos de doença respiratória, antes de se deslocarem a um serviço de saúde, devem contactar o SNS 24, através do número 808 24 24 24, e seguir as orientações que lhe forem transmitidas através da linha de atendimento do Serviço Nacional de Saúde.

O que é um coronavírus?

Os Coronavírus são uma família de vírus conhecidos por causar doença no ser humano. A...

O que é o HIPERTIROIDISMO? O hipertiroidismo resulta da produção excessiva de hormonas tiroideias. É uma situação clínica que pode ser extremamente grave devendo ser tratada de imedia­to. O hipertiroidismo é mais frequente em pessoas do sexo feminino e que têm entre os 30 e os 50 anos, embora existam registos de casos em crianças, jovens e idosos.

Quais as causas?

Existem diversas causas possíveis para a produção excessiva de hormonas tiroideias,...

Quero deixar de fumar. O que faço? Fale com o seu médico ou enfermeiro de família para o ajudar na cessação tabágica. O médico fará uma avaliação breve da motivação e da possível dependência nicotínica e dará a orientação mais adequada para definir o dia para deixar de fumar (dia D). Também o ajudará a preparar-se com um conjunto de medidas para os dias mais difíceis após deixar de fumar. Fale com o seu médico sobre os medicamentos que o podem ajudar na cessação tabágica.

Quais são os benefícios de parar de fumar?

Parar de fumar tem benefícios imediatos, a médio e a longo prazo,...

O que é a diarreia? A definição estrita de diarreia não é consensual e cabe ao médico avaliar a sintomatologia apresentada. A diarreia pode ser definida por um aumento na frequência das dejeções ou diminuição da consistência das fezes e por uma massa fecal superior a 200g/dia.

Quais os tipos de diarreia?

å Diarreia aguda, se a duração da diarreia for inferior a duas semanas. A maior...

O que é a dieta mediterrânica? A dieta mediterrânica, com origem nos hábitos alimentares das populações da bacia do Mediterrâneo ao longo dos últimos 8000 anos, traduz-se numa alimentação mais saudável, de base vegetal e com gordura saudável, reduzindo assim o risco de doença coronária ou diabetes tipo II. Inclui também o convívio à volta da mesa, os laços entre pessoas e das pessoas com a terra transformados em comida. É uma forma de vida tendo a mesa no centro. Atualmente, a dieta mediterrânica, é reconhecida pela UNESCO como património cultural imaterial da humanidade. Encontramos em Portugal elementos da dieta mediterrânica, com inegáveis benefícios para a saúde.

Quais os pratos que devem ser a base da nossa alimentação?

Os pratos que protegem os nutrientes devem ser a...

No Outono e no Inverno o frio extremo pode ter impactos negativos na saúde. A gripe e outras infeções respiratórias ocorrem, geralmente, neste período. Proteja a sua saúde do frio e saiba o que fazer perante os primeiros sintomas de gripe.

Proteja-se do frio

 

1 -...

O que faz o SNS 24? O Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde – SNS 24 através do Serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento é responsável por avaliar e orientar os cidadãos perante um problema de saúde não emergente (por exemplo tosse, febre). Ou seja, através do contacto telefónico é feita a triagem de acordo com a situação clínica e o respetivo encaminhamento para o nível de cuidados adequado – autocuidados, cuidados de saúde primários, serviços de urgência, INEM ou Centro de Informação Antivenenos.

O que é o INEM?

O Instituto Nacional de Emergência Médica – INEM é responsável por garantir a prestação de...

VIH

Sabia que a infeção por VIH

... não se transmite por:

- Uso de casas de banho

- Piscinas

- Conversa ou...

Quando falamos do “cuidador informal”, falamos de toda a pessoa que assume como função, por tempo indeterminado, a assistência a uma outra pessoa que, por razões tipologicamente diferenciadas, foi atingida por uma incapacidade de grau variável, associada a uma perda parcial ou total de autonomia nas atividades da vida diária e que não lhe permite cumprir, sem ajuda de outro(s), todos os atos necessários à sua existência, enquanto ser humano.

Esta responsabilidade traz consigo, frequentemente, um prejuízo mais ou menos gradual de independência e um...