Olho Clínico

Não só o dia 17 de novembro é o Dia Mundial do Combate ao Cancro da Próstata, como todo o mês é assinalado pela campanha Novembro Azul, para a consciencialização dos homens sobre a relevância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

O que é o cancro da próstata?

O cancro da próstata é uma doença que afeta a glândula prostática, na qual...

O que é? A psoríase é uma doença inflamatória crónica da pele, genética, não contagiosa, sem cura e de natureza autoimune, o que significa que surge quando o sistema imunitário emite sinais atípicos que aceleram o ciclo de crescimento das células da pele. Esta patologia afeta 1 a 3% da população e a maioria dos casos ocorre entre os 15 e os 30 anos, sendo também comum entre os 50 e os 60 anos de idade.

Quais os tipos?

- Psoríase em placas ou psoriases vulgaris, representa a grande maioria dos...

A vacina contra a gripe funciona? Sim. A vacina diminui muito o risco de contrair a infeção. Se for infetada, a pessoa vacinada terá um menor risco de ter complicações.

Quem deve ser vacinado contra a gripe?

As pessoas que devem ser vacinadas contra a gripe são as que têm um...

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) é caracterizada por sintomas respiratórios crónicos e persistentes (tosse, expetoração e dispneia) e limitação do fluxo aéreo derivado a anomalias das vias respiratórias e/ou alveolares, normalmente causadas pela exposição significativa a gases ou partículas nocivas.

As pessoas mais atingidas pela doença assumem, geralmente, comportamentos de risco, sendo que a idade (depois dos 40...

O que é a rosácea? A rosácea é uma doença inflamatória da pele relativamente comum, de evolução crónica, caracterizada pela dilatação dos vasos sanguíneos à superfície, provocando eritema (vermelhidão) e sensação de calor na região central da face. É uma doença não contagiosa que surge habitualmente nos adultos entre os 30 e os 50 anos de idade, sendo mais frequente em mulheres com pele clara e fina. A rosácea afeta entre 1 a 10 por cento da população.

Quais são os sinais e sintomas da rosácea?

Os sinais e sintomas da rosácea são a ruborização fácil e...

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste assinala o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos – 12 de outubro – dando a palavra a profissionais deste Departamento que, ao longo da última década, aí têm vindo a prestar cuidados a doentes com necessidades paliativas.

O que são os cuidados paliativos?

Definem-se como cuidados ativos, coordenados e globais, prestados por...

Como é a vespa-asiática ou vespa velutina? Tem a cabeça preta com face laranja ou amarelada, o corpo castanho-escuro ou preto, um segmento no abdómen amarelo-alaranjado na parte dorsal, as asas escuras e as patas castanhas com extremidades amarelas. Mede entre 17 e 32mm. Os seus ninhos são arredondados, podendo chegar a um metro de altura e até 80 centímetros de diâmetro. Cada um pode albergar entre 2 mil e 13 mil vespas.

Como se comporta?

É diurna e predadora de outras vespas, abelhas, entre outros insetos. O...

IV Jornadas da Diabetes do Nordeste Transmontano 10 e 11 de Outubro de 2019 Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros SUBMISSÃO DE RESUMOS ATÉ 04 DE OUTUBRO

Programa científico

 

DIA 10 DE OUTUBRO...

Submissão de resumos até 20 de Setembro Inscrições até 27 de Setembro

I Jornadas da Semana Mundial do Aleitamento Materno da ULS do Nordeste

2 de Outubro de 2019

Auditório...

Os medicamentos servem para prevenir ou tratar doenças ou sintomas. Mais cedo ou mais tarde todas as pessoas precisam de medicamentos. Mas a sua ação, eficácia e segurança depende da forma como são utilizados. Os erros na toma de medicamentos podem ter consequências negativas para a saúde. Por isso, é fundamental utilizá-los de forma segura e responsável.

Recomendações na utilização dos medicamentos:

 

1 – Fazer uma lista dos medicamentos que está a tomar...