Olho Clínico

A Organização Mundial de Saúde aconselha que o aleitamento materno exclusivo deve ser realizado até aos 6 meses de idade, quer pelas vantagens para o bebé quer para a mãe, e que a nutrição com leite materno deve ser mantida até aos 2 anos de idade.

As vantagens para o bebé são:

- Proporciona o reviver...

O que é a gota? A gota é uma resposta inflamatória à deposição de cristais de monourato de sódio, que ocorre em pessoas com níveis elevados de ácido úrico.

A hiperuricémia pode ser assintomátia ou seja, não dar sintomas, mas geralmente leva a quadros de...

A Unidade Local de Saúde do Nordeste integra os três hospitais do distrito, ou seja, Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela.

O internamento nestes hospitais acontece através da Consulta Externa ou do Serviço de Urgência. No caso de o...

O tabaco é uma droga com uma alta capacidade aditiva e deixar de fumar não é fácil. Para isso pode contar com o seu Médico de Família e Centro de Saúde, para abandonar esse hábito.

Sabe quais são as consequências para a saúde ao fumar?...

A alimentação saudável associada à prática regular de exercício físico contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares. No mês dedicado ao coração, deixamos-lhe alguns conselhos sobre hábitos saudáveis que contribuem para prevenir problemas cardiovasculares.

A Alimentação Mediterrânica é saudável, variada e equilibrada. Caracteriza-se pelo equilíbrio...

As alergias são respostas exageradas do organismo humano após o contacto com o ambiente, desde matéria vegetal (plantas, frutos, vegetais), determinados alimentos (peixe, marisco) ou alergénios presentes na atmosfera (poeira, pólen). As alergias são mais frequentes quando existe uma tendência familiar, ou seja quando há um risco genético para a sua ocorrência.

Quais as causas das alergias?

Para além da genética,...

Inscreva-se na área do cidadão do Portal SNS
Vacinar salva vidas. Protege cada pessoa em particular e a comunidade em geral contra doenças graves, mortais e incapacitantes.

As vacinas, um dos maiores avanços da medicina moderna, mudaram por completo o panorama das doenças infeciosas nos...

Se vir uma criança ou jovem a ser maltratada(o) ou negligenciada(o): Pare Escute Olhe

Escute bem. Olhe bem para os olhos da criança.NUNCA desvie o olhar.
AJUDE, SINALIZE, DENUNCIE
É nosso...

As perturbações do foro depressivo afetam mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. Em Portugal, estas doenças representam a terceira principal causa de incapacidade, afetando cerca de 16,7% da população, principalmente mulheres.

Recentemente, têm sido discutidas abordagens apoiadas em alterações do estilo de vida para a prevenção e tratamento...