PUB.

Tio João

A faina da apanha da amêndoa

Olá gente boa e amiga!

Férias com fé na Senhora da Serra

Como estão os leitores da página do Tio João?

No passado Domingo, dia 8, festejámos a Natividade de N.ª Sr.ª, tendo-se realizado na nossa região três grandes romarias: N.ª Sr.ª da Serra, no alto da Serra de Nogueira (Bragança), N.ª Sr.ª do Naso, na Póvoa (Miranda do Douro) e N.ª Sr.ª dos Remédios, em Tuizelo (Vinhais).

Em Setembro colhendo e comendo

Olá gentinha boa e amiga!

Já estamos no nono mês do ano, Setembro, mês das vindimas, quando entra o Outono. Como balanço do mês de Agosto, a fábrica de fazer amigos angariou 38 novos participantes activos para a família. Além das festas, casamentos, baptizados e almoços convívio que tiveram lugar durante este mês, também temos que realçar uma tradição da aldeia de Grijó de Parada (Bragança) que, na festa de S. Roque, realiza a bênção dos animais (foto). Antigamente benziam-se vacas, burros, cavalos e outros animais, mas na actualidade só se benzem as ovelhas e os cães, que tiveram o seu dia mundial no passado dia 26 de Agosto, assinalado no nosso programa pelo tio António Cavalheiro, de Vilarandelo (Valpaços), que dedicou uns versos ao eterno e fiel melhor amigo do Homem.

Senhora das Graças, a rainha de Bragança

Como estão os leitores da página do Tio João?
Já estamos a gastar os últimos cartuchos do mês de Agosto, aquele mês em que todos os dias há festas e romarias.

 

Montes de festas a 15 de Agosto

Olá gentinha boa e amiga!Já estamos no último terço do mês de Agosto. Todos os dias deste mês têm parecido feriados, porque há sempre festas, romarias, casamentos e baptizados, mas o dia 15 continua a ser o auge das festas, pois é feriado e dia santo de guarda, em honra da Assunção de Nossa Senhora. 

A tia Ester da moto quatro

Olá gentinha boa e amiga!
Nos últimos dias o Verão meteu férias, para alegria dos nossos agricultores, que vêem os seus campos dourados, com o ouro que caiu do céu. Esta água pinta aos castanheiros e oliveiras mas, como não há bela sem senão, quem está de férias o que quer é calor, para poder disfrutar das nossas praias fluviais e piscinas.

Estamos em Agosto com muito gosto

Olá familiazinha, gente boa e amiga.

Fez 6 anos, no passado dia 1 de Agosto, que a Rádio Brigantia abriu as portas à Família do Tio João. Em boa hora o fez, porque tem vindo a sentir-se um crescimento da família, em todos os aspectos, desde então: As participações aumentaram substancialmente e novos membros da família não têm deixado de se apresentar diariamente. Como é do conhecimento geral, o nosso programa é mais direccionado para uma faixa etária alta e, se é verdade que uns vão partindo, também não é menos verdade que outros, mais novos, se vão apresentado e envelhecendo connosco.

Fantasia e realidade sobre as cegonhas

Como estão os leitores da página do Tio João?

O mês de Julho está a findar e fazendo o balanço, ao nível de temperaturas, tivemos algumas vagas de calor, a que chamamos “vagas loucas”. Com este calor vieram também as trovoadas uma vez por semana. Todos sabemos que a “santa esquecida”, a Santa Bárbara, é a protectora contra as trovoadas e só nesses momentos é evocada. Como diz o nosso povo há muito tempo, “só nos lembramos de Santa Bárbara quando troveja”.

A colmeia é uma fábrica de delícias

Olá gente boa e amiga!

Estamos a viver dias com muito calor.“Está cá uma brasa,” “que forno”, “pingamos água por todo o lado”, são algumas das expressões com que o nosso povo caracteriza dias tão quentes. O que nos vale é a brisa que se faz sentir de madrugada, que o diga eu, que as saboreio diariamente. Nesta altura as pessoas madrugam e vão para o campo, tentando fugir ao sol tórrido. Depois de almoço aproveitam a parte mais fresca de suas casas para dormir uma sesta, regressando ao campo mais à tardinha. Dizem os nossos tios agricultores não fazer outra coisa senão andar com a “caneta de dois bicos” a tirar a erva que não pára de crescer. Outros há que andam a “desmamonar” oliveiras e vinhas. É preciso eliminar das árvores o que não dá fruto.

Histórias de cabras e do bom queijo

Olá como estão os leitores da página do tio João?

 

Como diz o povo, “nós cá vamos e cá imos”.