MIRANDA garante água

PUB.

Sex, 18/03/2005 - 12:14


Nova Estação de tratamento vai reforçar o abstecimento

O município de Miranda do Douro está a desenvolver um projecto para abastecer o concelho com água em quantidade e qualidade.
A nova Estação de Tratamento de Águas (ETA) está preparada para um reforço de 200 metros cúbicos de água por hora e, desta forma, o concelho ficará melhor servido em termos de abastecimento de água. A ETA, que está orçada em 400 mil euros, vai arrancar a breve prazo, tendo em vista a captação de água no rio Douro, próximo das albufeiras de Picote e Miranda do Douro.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Manuel Rodrigo, o equipamento vai solucionar alguns problemas de abastecimento de água no concelho, inclusive em alturas de seca, como o que se faz sentir.
Recorde-se que o concelho de Miranda do Douro ainda tem várias aldeias que não são abastecidas com água tratada proveniente do rio Douro. “A intenção, por isso, é levar a água tratada a todas a localidades que ainda estejam a ser abastecidas por furos artesianos”, salienta o edil.
Para tal, a autarquia garante que vai estar “atenta e vigilante” a eventuais problemas de poluição das águas do rio Douro provenientes da vizinha Espanha, já que o concelho de Miranda do Douro é porta de entrada deste curso de água em território nacional.
Actualmente, as águas do Douro já estão a ser analisadas periodicamente por um técnico especializado com vista a detectar eventuais problemas com cloriformes fecais e outros agentes poluentes, que chegaram a aparecer com frequência nas águas da albufeira da barragem de Miranda do Douro.
A autarquia garante, igualmente, que a água captada no Douro está “em óptimas condições para o consumo, após a passagem pelas centrais de tratamento. “Não são detectados problemas nas águas há cerca de quatro anos”, assegura o edil.

Francisco Pinto