PUB.

Olho Clínico

PUB.
Faça o teste de despiste da covid-19 Limite os contactos sociais e cumpra as medidas preventivas:

Use máscara. Proteja-se a si e aos outros!

Higienize as mãos com frequência. Utilize água e sabão ou um...

Os hábitos alimentares inadequados contribuem para a perda de anos de vida saudáveis, estando na origem de doenças crónicas que podem ser evitadas, como é o caso de doenças cardiovasculares, da obesidade, da diabetes e alguns tipos de cancro.

Nesse sentido, e tendo em conta que as festividades natalícias e de final de ano são sinónimo de alguns excessos, é...

Para que servem os antibióticos? Os antibióticos são medicamentos que tratam infeções causadas por bactérias. A penicilina foi o primeiro antibiótico usado, tendo sido descoberta por Alexander Fleming em 1928. Desde então muitos antibióticos têm sido descobertos, procurando destruir mais bactérias e minimizar os seus efeitos secundários.

Os antibióticos não atuam em infeções causadas por vírus, como é o caso das constipações e da gripe.
Também ...

Reforce a sua imunidade com as vacinas: covid-19 + gripe

Compareça no local de vacinação na data e hora agendadas e continue a cumprir as medidas de proteção: máscara,...

Consciencializar a população para a importância da prevenção da pneumonia e para o impacto da doença na comunidade é, mais do que nunca, de extrema importância face ao atual contexto epidemiológico. Nesse sentido, assinala-se anualmente a 12 de novembro o Dia Mundial da Pneumonia, uma data que pretende sensibilizar a população para a importância da prevenção, sendo a vacinação a principal forma de prevenir esta doença.

O que é a pneumonia?
É uma inflamação dos pulmões que tem como causa diferentes agentes...

A violência contra as mulheres pode assumir diversas formas e manifestar-se em qualquer lugar. É um fenómeno complexo e multidimensional, que atravessa classes sociais, idades, regiões, religiões, culturas, grupos étnicos, orientação sexual ou estado civil. No dia 25 de novembro assinala-se o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres com o objetivo de alertar para um problema que atinge mulheres de todo o mundo e sensibilizar as mulheres e a comunidade em geral a dizer “NÃO” à violência.

A reação de cada mulher à sua situação de vitimação é única. Estas reações devem ser encaradas como mecanismos de...

O Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde – SNS 24, disponível através do 808 24 24 24, dá resposta a situações de saúde não emergentes. Ou seja, através do contacto telefónico é feita a triagem de acordo com a situação clínica e o respetivo encaminhamento para o nível de cuidados adequado. Em casos graves, como por exemplo vítimas de acidente ou de doença súbita devem ser acionados os meios do Instituto Nacional de Emergência Médica -INEM, através do número europeu de emergência 112. A correta utilização destes serviços pelo cidadão é fundamental para dar uma resposta rápida e adequada a cada situação. Por isso, saiba quando deve acionar o SNS24 e o 112.

Qual a diferença entre o 112 e o SNS 24?

O 112 garante a prestação de cuidados de emergência...

O que é o HPV ou Papilomavírus Humano?

O que é o HPV ou Papilomavírus Humano?

Existem mais de 120 tipos diferentes de vírus HPV, dos quais 40 afetam...

Quero deixar de fumar. O que faço?

Fale com o seu médico ou enfermeiro de família para o ajudar na cessação tabágica. O médico fará uma avaliação breve...

O aumento da idade contribui para o aumento do risco de quedas no dia-a-dia. Para prevenir complicações de saúde associadas a quedas há cuidados que podem ser adotados no quotidiano, tendo em conta que muitas quedas obrigam a internamentos, muitas vezes, prolongados. Por isso, adotar comportamentos preventivos é a melhor forma de evitar quedas.

Quem está em risco de sofrer uma queda?
Existe um maior risco de queda se:
• Tiver mais de 65 anos;...