Origens transmontanas de Jorge Luís Borges estudadas

Ter, 30/09/2014 - 19:54


O escritor argentino pode ter tido antepassados em Torre de Moncorvo

A árvore genealógica de um dos maiores vultos da literatura sul-americana vai ser alvo de estudo, por haver indícios de que os antepassados de Jorge Luís Borges sejam oriundos de Torre de Moncorvo. Acredita-se que o bisavô do escritor, Francisco Borges, saiu da vila transmontana, integrando uma expedição militar portuguesa à Argentina, onde terá permanecido. Isso mesmo vai ser averiguado por um grupo de investigadores da Universidade Nacional de San Martin (UNSM), juntamente com investigadores moncorvenses.
“É uma investigação ambiciosa, porque vai consistir em rever durante vários meses os arquivos militares, das paróquias, para fazer um acompanhamento e para corroborar as origens de Francisco Borges”, considera o embaixador da Argentina em Portugal, Jorge Arguello.
A par da investigação será filmado um documentário sobre as raízes transmontanas do escritor, que viveu entre 1899 e 1986.
O embaixador da Argentina em Portugal pensa que esta é “uma acção muito interessante, que serve para aproximar os dois povos”.
Já o presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, considera “muito importante para o concelho ter uma ligação com Jorge Luís Borges”. O autarca moncorvense esclarece que “ele sempre falou de Torre de Moncorvo como sendo a terra natal dos seus bisavós”. “Achamos por bem, agora que se defende que Jorge Luís Borges como um dos melhores escritores sul-americanos o século XX demonstrar que Moncorvo teve um papel preponderante na sua vida e na sua obra”, acrescenta o edil.
O presidente da Câmara adiantou ainda que a possível identidade judaica do autor vai também ser estudada.