Escadório no Santuário de Vilas Boas

Ter, 21/02/2006 - 14:59


O Santuário da Nossa Senhora da Assunção vai contar com um escadório que terá início na rotunda dos Apóstolos, na aldeia de Vilas Boas, concelho de Vila Flor, erguendo-se até ao cimo da igreja.

Trata-se dum projecto que visa criar melhores condições a todos os que visitam aquele que é o maior templo mariano de Trás-os-Montes.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Vila Flor (CMVF), Artur Pimentel, aquele santuário, com um forte simbolismo religioso, encontra-se inacabado há mais de 100 anos, pelo que considera de elevada importância a intervenção que vai ser levada a cabo a partir do próximo mês de Junho.
As obras, que devem rondar os 850 mil euros, contemplam dois muros altos, com 3,5 metros, no início do escadório, um anfiteatro coberto ao longo da escadaria, sistema de iluminação, bem como a requalificação de alguns espaços dedicados ao culto e ao lazer.
Este projecto, com cerca de sete anos, já foi candidatado a diversos programas de apoio, mas o financiamento só foi aprovado este ano pelo programa Acção Integrada de Base Territorial do Douro. Os trabalhos vão ser suportados em 70 por cento pelo programa, ao passo que 30 por cento do montante é da responsabilidade da CMVF.

Santuário panorâmico

De acordo com Artur Pimentel, a ideia é dotar aquele espaço de melhores condições e infra-estruturas para acolher os milhares de fiéis que se deslocam a Vilas Boas para venerarem a Nossa Senhora da Assunção.
Construído no cabeço daquela aldeia, a 760 metros de altura, o santuário situa-se no local de um antigo Castro do povo Celta.
A beleza da paisagem impõe-se, num local onde os vestígios da história ainda estão bem visíveis. No espaço envolvente ao santuário é possível observar restos de uma muralha e, segundo contam os mais antigos, ali também foi encontrado um torques em ouro e um berrão, símbolo de um povoamento antiquíssimo.
A Igreja que dá vida ao Santuário Mariano é construída em granito do século XVII, encontrando-se rodeada por seis capelinhas.
A densidade das árvores que rodeiam aquele espaço de culto criam um ambiente propício a belos passeios, enquanto do adro do Templo é possível obter uma panorâmica sobre a região e a vizinha Espanha, num raio de mais de 100 quilómetros.
Os dias 14 e 15 de Agosto são os pontos altos das comemorações religiosas levadas a cabo naquela Igreja Mariana. Em honra da Nossa Senhora da Assunção é realizada uma das maiores romarias de Trás-os-Montes, que reúne milhares de pessoas, oriundas de diferentes pontos do País.
As obras de requalificação do Santuário deverão estar concluídas no final do ano, estando o projecto a cargo do Gabinete de Apoio Técnico da Terra Quente Transmontana.