“Como um Burro a Olhar para um Palácio”

Ter, 24/03/2009 - 16:58


Durante o passado fim-de-semana, pilotos de paramotor e amantes do turismo natureza reuniram-se no Azinhoso para partirem à descoberta do património histórico e natural desta freguesia do concelho de Mogadouro.

A iniciativa conjunta, denominada “Como um Burro a Olhar para um Palácio”, foi promovida pela Associação para a Investigação e Valorização Etnográfica do Azinhoso (AIVECA) e pela Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA), em colaboração com a Associação de Pilotos de Paramotores.
Desta forma, as 3 colectividades organizaram uma actividade diferente, que para alguns proporcionou para alguns o primeiro contacto como maneio de burros e para outros o contacto directo com as máquinas voadoras.
Os passeios de burros, que ligaram a Igreja Medieval do Azinhoso ao monóptero de São Gonçalo, situado na Quinta Nova (Penas Roías), foram acompanhados pelo ar pelos pilotos de paramotor, oriundos um pouco de todo o pais e estrangeiro.
Um dos objectivos foi animar as aldeias, proporcionado exibições aéreas onde ocorram actividades turístico culturais. No entanto as condições climatéricas condicionaram os voos dos paramotores.
Durante o encontro foram ainda dados a conhecer os pombais tradicionais das aldeias por onde a caravana passou, para que os visitantes conhecessem melhor o funcionamento destas típicas construções transmontanas, algumas delas recuperadas pela Palombar - Associação de Proprietários de Pombais Tradicionais do Nordeste.