class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-162699 node-type-noticia">

            

Envelhecer em autonomia

Ter, 29/11/2005 - 15:03


Freixo de Espada à Cinta marcou o início do périplo que o Presidente da República, Jorge Sampaio, efectuou a três concelhos do distrito, numa mini Presidência Aberta dedicada ao “Envelhecimento e Autonomia”.

De visita à Santa Casa da Misericórdia (SCMFEC), o chefe de Estado ficou a saber porque é que esta instituição tem um papel de relevo na melhoria das condições de vida da população mais envelhecida.
O provedor da Misericórdia freixenista, José Santos, destacou as diversas valências da instituição, tais como apoio à Terceira Idade, os serviços destinados aos mais novos e a prestação de cuidados de saúde
Foi, precisamente, esta flexibilidade de serviços que levou Jorge Sampaio a enaltecer a SCMFEC. “Se alguém precisasse de ver como é que a Saúde e Segurança Social se interligam no mesmo espaço, esta Misericórdia seria um exemplo vivo”, recordou o chefe de Estado.
O Presidente da República defendeu a colaboração entre diversas entidades “para que os cidadãos sejam ajudados a envelhecer, já que saber envelhecer é uma arte e é preciso ultrapassar este estágio de vida com autonomia”.

Unidade Móvel de Saúde

No caso de Freixo de Espada à Cinta, a Misericórdia já trabalha, há algum tempo, com o Centro de Saúde da vila, tendo em vista o apoio aos mais idosos. Esta cooperação vai ser alargada a breve prazo com a implementação duma Unidade Móvel de Saúde, tal como anunciou José Santos, durante o discurso de boas vindas ao Presidente da República.
Neste concelho do Douro Superior, os números são preocupantes, já que 30 por cento da população está envelhecida. Há cerca de 300 pensionistas por cada mil habitantes e, no campo da Saúde, nem sequer há um médico por mil habitantes. “São números que atestam a dificuldade do desenvolvimento do País”, reconhece Jorge Sampaio.

Instituição a crescer

Segundo José Santos são, precisamente, estes números que têm feito a instituição. “Ainda há poucos anos havia, apenas, um asilo no concelho, para onde iam os indigentes”, recorda o provedor. Hoje, a Misericórdia de Freixo conta com três lares e um Centro de Dia que apoiam mais de 120 idosos.
O Jardim-de-Infância, por seu lado, é frequentado por mais de 60 crianças que, diariamente, convivem com os mais velhos, um relacionamento que foi elogiado pelo chefe de Estado.
Jorge Sampaio almoçou num dos lares da instituição, onde foi brindado, à chegada, com a música do Coral Instrumental da Santa Casa. Após os discursos, os idosos não hesitaram em demonstrar a sua gratidão pela visita presidencial. Os utentes Serafim Cabral e António Madeira declamaram versos, enquanto Armando Lopes ofereceu um quadro ao chefe de Estado.