Ter, 21/02/2006 - 14:37
Durante o dia de ontem, representantes da província espanhola visitaram a capital de distrito do Nordeste Transmontano, para assinarem a carta de geminação e, ao mesmo tempo, conhecerem a história e a gastronomia da região.
Para o presidente da Câmara Municipal de Bragança, Jorge Nunes, esta geminação vai permitir encarar o futuro com mais confiança, dado que o próximo Quadro Comunitário de Apoio há medidas destinadas a projectos de cooperação entre cidades, que podem contribuir para o desenvolvimento da região.
Ainda no plano económico, o edil bragançano salienta que só é possível abraçar desafios nessa matéria num contexto de cooperação e aprendizagem com outras metrópoles.
No âmbito das relações económicas foi, ainda, levada a cabo uma reunião de trabalho com as associações empresariais, comerciais e turísticas de Bragança e León, onde foram delineadas algumas acções que vão decorrer a curto prazo.
Apesar de ainda não serem conhecidos projectos em comum, o presidente do NERBA, Rui Vaz, afirma que as relações empresariais vão ser uma prioridade. O intercâmbio dos empresários em feiras e certames organizados dos dois lados da fronteira são, para já, alguns dos eventos delineados para os próximos tempos.
Relações económicas na mira
As semelhanças históricas entre Bragança e León são, igualmente, um ponto a explorar entre as duas cidades, dado que é importante para as populações conhecerem a identidade de países com fortes semelhanças culturais.
Segundo o alcaide do Ayuntamiento de León, Mário Almilivia, esta geminação tem uma forte importância ao nível histórico, mas também ao nível de encontros europeus com vista ao desenvolvimento das duas cidades.
Também na área da educação, o alcaide espanhol fala da criação de parcerias entre o Instituto Politécnico de Bragança e a Universidade de León.
Jorge Nunes salienta, ainda, a importância de outras geminações entre a capital de distrito do Nordeste Transmontano e a vizinha Espanha, nomeadamente com a cidade de Zamora. “Com Zamora temos vários projectos na área empresarial, cultural, social”, acrescentou o edil.
Durante a visita dos espanhóis ao Nordeste Transmontano, o edil mostrou uma cidade histórica, moderna e, ao mesmo tempo, contemporânea.
No âmbito deste protocolo de geminação, a visita dos transmontanos à província de León está marcada para a próxima sexta-feira.