class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-164463 node-type-noticia">

            

TUIZELO festeja Senhora dos Remédios

Ter, 12/09/2006 - 16:24


A freguesia de Tuizelo, no concelho de Vinhais, acolheu a tradicional romaria em honra de Nossa Senhora dos Remédios, que arrancou no dia 31 de Agosto e terminou na passada sexta-feira. A

par das novenas, um dos pontos altos da festa é a imponente procissão, em que o andor de Nossa Senhora dos Remédios atinge alguns metros de altura.
Neste dia, centenas de fiéis enchem o recinto do santuário, para participarem na eucaristia e na procissão. Depois, é tempo de desembrulhar os farnéis e almoçar à sombra de uma das árvores da zona envolvente, em espírito de partilha e convívio.
Além da fé em Nossa Senhora dos Remédios, um dos motivos que arrasta a multidão é o facto desta manifestação religiosa encerrar um ciclo na vida do concelho, após um mês de Agosto repleto de festas.
Com 617 habitantes residentes numa área de 3.480 hectares, a freguesia festeja, ainda, o S. Lourenço (10 de Agosto), a Nossa Senhora da Assunção (15 de Agosto), S. Roque (16 de Agosto), Santa Bárbara (1º domingo de Agosto) e S. Bartolomeu (24 de Agosto).
Situada na zona Norte do concelho, Tuizelo dista cerca de 12 quilómetros de Vinhais, com acesso a partir da EN 316.
Trata-se duma das principais freguesias do concelho, que compreende, ainda, as aldeias anexas de Cabeça da Igreja, Nuzedo de Cima, Quadra, Peleias, Salgueiros e Revelhe.
O povoamento do território desta freguesia é anterior ao século XII, dados comprovados pelos vestígios de povos antigos na região, tais como castros fortificados.
Ao nível do património cultural, existem vários motivos de interesse nas igrejas paroquiais das diversas localidades, no Santuário de Nossa dos Remédios e nas capelas de Santo Cristo, Santa Bárbara, Santa Madalena e da Sagrada Família. Além disso, a freguesia conta com uma casa brasonada, fontes, moinhos de água, pombais, alminhas, relógio de sol, argumento que leva a Junta de Freguesia a pensar na criação duma “Rota dos Moinhos”.
As rendas e trabalhos em lã são as principais artes tradicionais, que mobilizam diversa mão-de-obra feminina.