class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-195805 node-type-noticia">

            

Jovens em situação de risco na Semana Académica têm equipa a quem podem pedir ajuda

Qui, 24/04/2025 - 10:54


Estudantes podem pedir ajuda através de sinal ou expressão “trevo azul”

A Semana Académica de Bragança, que começa hoje, vai contar, este ano, com a presença de uma equipa para ajudar os alunos que se apercebam que estão em risco.

Esta é a primeira ação do projeto BeCool.NoFool, uma parceria entre a Associação Reaprender a Viver, a PSP, a Associação Académica do IPB e o politécnico.

Segundo Carla Lima, da Escola Superior de Educação de Bragança, para pedir ajuda basta fazer o sinal em língua gestual de “estou desconfiado” ou dizer a expressão “trevo azul”. Na página de Facebook, num vídeo, é esclarecido como fazer. “Se ativarem o trevo azul (verbal) ou símbolo de língua gestual (estou desconfiado), a qualquer elemento do staff, temos uma equipa multidisciplinar, enfermeiros, psicologia e educadores sociais, que, dependendo das situações e daquilo que for necessário, vão dar a resposta adequada”.

A equipa do projeto BeCool.NoFool foi criada depois de um estudo sociológico, em que se percebeu que, entre os jovens, permanecem consumos altos de álcool e drogas, e estará no evento para ajudar quem se sinta em perigo.

Jornalista: 
Carina Alves