Ter, 19/04/2005 - 17:58
Recorde-se que esta instituição nasceu em 1998 e, desde então, encontra-se em instalações provisórias, que não oferecem as condições necessárias.
A falta de condições das antigas instalações da PSP, onde está instalada a ENB, levou mesmo à paragem das actividades durante o ano passado.
“Houve necessidade de fazer um conjunto de beneficiações naquele espaço, que se encontrava num elevado estado de degradação, para que o Centro de Formação pudesse acolher os alunos”, referiu o presidente da ENB de Bragança, Duarte Caldeira.
O responsável alertou, ainda, para a necessidade de infra-estruturas dotadas de características específicas, para dotar a ENB de Bragança “na escola de excelência para a criação de uma cultura de segurança na região”.
Formação para brigadas
de incêndio para breve
Segundo o responsável, “ as instalações para um Centro de Formação não são a mesma coisa do que para um clube desportivo”. Por isso realça a necessidade da viabilização de instalações próprias para a instituição.
Duarte Caldeira não acredita na construção de um edifício de raiz, mas confessa que a cedência, por parte da autarquia, de um espaço que esteja subaproveitado ou mesmo desocupado, é suficiente para que a ENB possa ampliar o seu trabalho.
No âmbito dos cursos leccionados, o presidente da instituição garante que para além da formação de bombeiros vão apostar, também, na formação ao nível de brigadas de incêndio, direccionada para empresas.
Neste momento o Centro de Formação de Bragança conta com a participação de 20 alunos, que frequentam o curso de Operadores de Central.