Ter, 22/11/2005 - 16:43
Há cerca de 10 anos que esta estrutura mantém viva a formação profissional naquele concelho e, actualmente, existem dois cursos no âmbito da Educação e Formação de Adultos que decorrem na sede de concelho e na vila de Sendim.
O resultado desta acção são objectos feitos à mão, onde está bem patente a cultura e identidade mirandesas.
O curso visa a qualificação com equivalência ao 6º e 9º ano de escolaridade mas vai muito para lá da formação curricular. É que durante os diversos módulos são apresentados vários temas de vida, que são desenvolvidos pelas formandas.
Outro dos objectivos é a qualificação para o mercado de trabalho, o que passa por retirar as pessoas de suas casas e devolvê-las à vida activa.
Segundo o presidente da ACICMD, Artur Nunes, em termos de inserção profissional, os resultados está a ser positivos. “No final dos cursos tem havido uma boa média de criação de empregos e até já houve acções em que formandos entraram, na sua totalidade, para o mercado de trabalho, o que traduz bem o sucesso destes cursos”, referiu o responsável.
Formandas empenhadas
Os cursos que estão a decorrer em Sendim e Miranda do Douro contam com mais de 30 formandas, com idades que variam entre os 30 e os 50 anos. O recrutamento é feito de acordo com o nível de rendimentos, sendo o desemprego de longa duração outro dos factores de preferência.
Ao longo de uma década de actividade ligada à formação, já passaram pelos cursos promovidos pela ACICMD mais de 200 formandos de várias idades e com bom resultados no mercado de trabalho.
A dinâmica comercial da cidade de Miranda do Douro é um dos factores que tem contribuído para o fomento do emprego e criação de pequenos empresas, tal como confirma Artur Nunes.
Mas, o empenho das formandas é outro dos motivos a ter em conta no balanço das actividades. É que, no final de cada curso, é notório o empenho das alunas em torno das actividades desenvolvidas em torno dos vários temas de vida. Os trabalhos elaborados durante a acção de formação, nomeadamente no módulo de artes cénicas, agradam à vista e têm sido apreciadas por todos os que visitam a exposição alusiva ao curso, patente na Casa da Cultura de Sendim.