Santos Mártires constrói Igreja

PUB.

Ter, 13/12/2005 - 14:29


A paróquia dos Santos Mártires, a mais recente da cidade de Bragança, está a construir a sua primeira igreja matriz, junto à Obra Kolping, para servir as cerca de 8.500 pessoas que residem naquela zona da cidade.

Segundo o pároco local, José Bento, há cerca de 22 anos foram construídas três capelas nos bairros abrangidos pela paróquia, entre os quais os Formarigos, como solução provisória para a celebração da eucaristia. Contudo, a falta de padres e a dispersão dos fiéis serviu de impulso para a construção da igreja matriz.
Os traços simples e direitos são a principal característica da arquitectura do novo templo, que foge às linhas das igrejas tradicionais romanas e se distingue pela modernidade.
O altar é composto por uma mesa simples, que vai representar a centralidade do recinto religioso, uma vez que, ao contrário dos edifícios religiosos tradicionais, todas as entradas no templo convergem junto ao altar.

Simples e moderno

“Nós apostamos num edifício religioso diferente e esperamos que as pessoas aceitem bem as particularidades da arquitectura moderna. O projecto da igreja é uma cruz em alto-relevo, onde o altar fica situado mesmo no centro”, salienta o pároco.
A disposição dos santos também representa uma novidade nos templos religiosos, dado que vão ficar distribuídos pelas duas naves laterais, virados para as paredes exteriores e não para o centro da igreja, como é habitual.
A par dos santos tradicionais, as imagens também vão estar voltadas para as devoções modernas, visto que há, cada vez mais, uma procura deste modelo de santidade.
O templo vai, ainda, ser dotado de um Centro Pastoral, um espaço que vai funcionar na cave, para dar apoio às actividades religiosas, nomeadamente ao ensino da catequese às 200 crianças da paróquia.
Esta igreja, orçada em cerca de 600 mil euros, terá capacidade para 320 lugares sentados e 80 lugares de pé, sendo comparticipada pelos fiéis daquela paróquia.
“Foi criado um plano de pagamento em que as pessoas se tornaram benfeitoras. Cada paroquiano tem um cartão em que se compromete a pagar uma quota mensal compreendida entre os 5 e os 50 euros mensais, consoante as suas possibilidades”, explicou o sacerdote.
As obras naquele templo iniciaram-se no passado mês de Março e a inauguração pode decorrer entre os meses de Julho e Setembro, para que o aniversário da paróquia dos Santos Mártires já seja comemorado na “casa nova”.