class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-164767 node-type-noticia">

            

PUB.

Mulheres Socialistas de Mirandela debatem Educação

Ter, 24/10/2006 - 11:08


O Departamento Federativo das Mulheres Socialistas do Distrito de Bragança (DFMS) realizou, no passado sábado, um fórum subordinado ao tema “Educar”, no anfiteatro do Instituto Jean Piaget em Mirandela.

Uma das problemáticas abordadas foram as cartas educativas concelhias que vão começar a ser homologadas pela Ministra da Educação. A garantia foi deixada pela Directora Regional da Educação do Norte, Margarida Moreia, que adiantou, ainda, que “Mirandela está em excelentes condições para entrar na primeira unidade de gestão do próximo quadro comunitário de apoio”.
Já a construção de Centro Escolar em Carvalhais ou a remodelação do património físico já existente irá avançar com o objectivo de rentabilizar os recursos. “O Ministério tem aqui umas instalações públicas devolutas”, informou a responsável.

Responsáveis tecem críticas ao processo de reorganização da rede escolar da região

Diversas críticas foram apontadas, por autarcas, ao processo da reorganização escolar, nomeadamente à mudança repentina a que toda a rede foi sujeita. Esta situação gerou, alegadamente, dificuldades ao nível das instalações, transportes e refeições.
Já na opinião do Secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, o Governo está a cumprir com aquilo que estipulou com os municípios e a situação das crianças é, actualmente, melhor do que no ano passado. Razão pela qual, “apesar de todas as alocuções sobre o processo o que importa é o resultado”, sublinhou.
E salienta que o Executivo apoia as autarquias relativamente à melhoria de condições dos alunos. “O financiamento das crianças deslocadas está feito, as autarquias estão a receber os meios, apoiamos as Câmaras Municipais no que respeita à requalificação dos edifícios existentes”, salientou Valter Lemos.
Quanto à possível promoção da desertificação do interior do País com o encerramento de escolas, o membro do Governo defende que “esta medida visa a igualdade de oportunidades entre as crianças”.

Presidente do Departamento Federativo das Mulheres Socialistas aposta na formação, educação e planeamento

A presidente do DFMS, Júlia Rodrigues, fez um balanço muito positivo do fórum “Educar” e divulgou que outras iniciativas deste género irão realizar-se brevemente. “Acho que correu muito bem, pois é um tema transversal e interessa a toda a sociedade”, referiu a responsável.
Júlia Rodrigues apontou, ainda, três eixos principais nos quais vale a pena investir. “A formação, educação e o planeamento são fundamentais para esta região”, sustentou.
O próximo fórum poderá abordar, segundo a dirigente distrital do PS, o Ensino Superior, uma vez que se existe uma urgência na união de esforços no sentido de identificar as carências da região em termos de oferta de ensino superior. Após a detecção dos problemas, “temos que trabalhar em parceria”, defendeu Júlia Rodrigues.