class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-164555 node-type-noticia">

            

MONCORVO aposta nos transportes urbanos

Ter, 26/09/2006 - 15:36


O município de Torre de Moncorvo vai continuar a apostar numa rede de transportes colectivos para promover a mobilidade da população, com principal incidência nos mais idosos.

Recorde-se que a população do concelho com mais de 75 anos ronda os 1200 cidadãos, pelo que a autarquia quer criar novas formas de circulação no centro histórico da vila, de modo a diminuir o tráfego de veículos motorizados.
“Utiliza-se muito o automóvel por não haver outra alternativa”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Aires Ferreira.
Aproveitando a Semana da Mobilidade – iniciativa a que o município moncorvense se associou pela primeira vez – a autarquia assinou um protocolo com a empresa de camionagem Santos para promover o transporte de pessoas em circuito urbano.
Por outro lado, o estacionamento no centro urbano e núcleo histórico da vila foi ordenado para que as pessoas possam aparcar o automóvel e utilizar o transporte público para vencerem as distâncias na vila, que em alguns casos ronda os três quilómetros.

Ecopista concorrida

De recordar que, durante um ano, o município efectuou uma primeira experiência no campo dos transportes públicos urbanos, recorrendo à contratação de serviços dos empresários da praça de táxis da vila. Na vigência do sistema experimental ficou provado que há procura por parte dos munícipes, pelo que o protocolo assinado com a empresa Santos visa “associar o necessário profissionalismo ao serviço de transporte urbano”, salientou o autarca.
O projecto experimental custou 4.500 euros/mês aos cofres da edilidade, ao passo que o transporte urbano concessionado à empresa ficará por 175 euros/dia. Quanto a receitas, serão divididas entre autarquia e a empresa de camionagem. O bilhete vai custar 50 cêntimos, sendo gratuito para as pessoas portadoras do Cartão do Idoso de Moncorvo.
Na passada sexta-feira, o município assinalou o Dia Europeu sem Carros com um passeio pela ecopista, que culminou com um convívio na estação do Larinho, cujo edifício já se encontra recuperado para servir o corredor verde.
A ecopista de Moncorvo continua a ser o único equipamento do género em Trás-os-Montes e, segundo Aires Ferreira, “é um caso de sucesso” em termos de utilização por parte dos munícipes.