Hélder Azevedo vence em Miranda do Douro e Daniel Pinto veste de amarelo

PUB.

Sáb, 23/04/2022 - 23:17


A Volta ao Nordeste chegou, este sábado, a Miranda do Douro, depois da partida em Vimioso e o prólogo em Bragança. Hélder Azevedo venceu a etapa ao sprint.

Alberto Amaral, ciclista da Discover Melgaço, perdeu a camisola amarela, conseguida no prólogo, para Daniel Pinto da Team Giant, após a primeira etapa, realizada esta tarde, que ligou Vimioso a Miranda do Douro e que foi ganha por Hélder Azevedo.

O ciclista do Cadão Soutense Rematelaborado cortou a meta ao sprint, ao fim de 86 quilómetros.

O dorsal 31, que de manhã foi décimo terceiro no prólogo, entrou numa fuga de sete ciclistas a poucos quilómetros da meta, conseguiu descolar do grupo e vencer a etapa. Já perto da meta impôs-se a Rui Novais (Skoda Irmãos Leite Tourencinho), vencedor da Volta ao Nordeste em 2019, e a Luís Lameira (Skoda Irmãos Leite Tourencinho), o trio que disputou os metros finais a vitória.

“Na última rotunda, antes da meta, conseguimos passar na frente e, apesar de não ser bom no sprint, consegui vencer. Na primeira meta volante arrancámos cerca de dez ciclistas e depois fomos trabalhando de forma a chegar isolados. Viemos oito ciclistas em fuga desde o quilómetro 20”, explicou o ciclista.

Hélder Azevedo confessa que a primeira etapa foi “mais tranquila” do que o prólogo, onde “a chuva e o frio complicaram bastante” o trabalho dos ciclistas.

A etapa de amanhã, a última, que vai ligar Miranda do Douro a Alfândega da Fé, prevê-se animada. “É a etapa rainha e mais ao meu jeito com final em alto. Vamos ver”.

Quanto ao camisola amarela, Daniel Pinto, tem 13 segundos de vantagem sobre Fábio Oliveira (Love Tiles) e 16 segundos à melhor para Luís Lameira (Skoda Irmãos Leirte Tourencinho), os mais directos perseguidores.

Por equipas a Cadão Soutense Rematelaborado lidera e na Montanha o líder é Luís Lameira (Skoda Irmãos Leirte Tourencinho). Já Fábio Oliveira (LoveTiles) tem a camisola das metas volantes.

No percurso de amanhã, entre Miranda do Douro e Alfândega da Fé, os ciclistas têm pela frente duas contagens de montanha, ao quilómetro 74 e aos 95, e duas metas volante, em Sendim, aos 21 quilómetros, e aos 48 em Mogadouro.

 

Jornalista: 
Susana Madureira