Feira Franca da Moimenta vira página

PUB.

Ter, 19/04/2005 - 18:16


A Feira Franca da Moimenta prepara-se para virar um marco na sua história. Numa altura em que completa treze anos, o certame vai durar dois dias, mais um do que nos anos anteriores.

A ideia é prolongar o evento de forma rentabilizar os custos de organização e proporcionar um programa mais recheado aos participantes.
Uma das actividades mais marcantes no primeiro dia da Feira será, certamente, o I Encontro Luso-Galaico de Gaitas de Foles, que contará com a participação de seis grupos das seguintes localidades: Palácios, Moimenta, Ousilhão, Babe, Vinhais e Mesquita (Espanha).
A iniciativa está a ser preparada pela Associação Cultural e Recreativa da Moimenta (ACRM) que, juntamente com a Junta de Freguesia, assume a organização do certame.
A Feira Franca deste ano, de resto, vai marcar a estreia do Grupo de Gaiteiros que tem vindo a ser impulsionado pela ACRM. Prova disso é que será este agrupamento a efectuar as arruadas que abrirão os dois dias do certame.
E, para que a animação não se esgote na música, os Caretos de Ousilhão dão um ar da sua graça na tarde de domingo.
Outra das iniciativas que abrirá o programa é a Exposição de Máquinas Agrícolas, a cargo de cinco empresas do sector de Bragança e Vinhais, que reforçará a importância da Feira Franca no contexto da actividade agrícola da região.
A poucos metros da exposição, os visitantes vão encontrar três tasquinhas que serão palco de vários Encontros Gastronómicos.
Os donos duma delas falam espanhol e servem o típico polvo à moda galega. Outra estará a cargo da Cooperativa Agro-Pecuária Mirandesa, que vai levar à mesa a tradicional posta que já dispensa apresentações. A terceira vem de gentes de Espinhoso, uma aldeia do concelho de Vinhais que apostará nos pratos à base de fumeiro.

Luta de touros encerra programa

Quem vai desfrutar da gastronomia são os 40 participantes do Passeio de Carros Clássicos organizado pelo Triumph Club de Portugal, que no domingo estão de visita a Trás-os-Montes e na Moimenta farão uma pausa para almoço. “Vai ser mais um motivo de animação, dado que os carros antigos vão despertar a atenção das pessoas”, sustenta o secretário da Junta de Freguesia da Moimenta (JFM), Manuel Fernandes.
Tal como a gastronomia, os jogos tradicionais são uma das actividades já institucionalizadas no programa, que conta com uma adesão significativa, em especial no fito e na relha.
A fechar o programa de domingo, a Luta de Touros promete um encerramento com chave de ouro, já que vão estar em disputa oito exemplares de raça Mirandesa.
Com o fim-de-semana prolongado à porta, as expectativas da Junta de Freguesia da Moimenta (JFM) são grandes. “Esperemos que o tempo nos ajude. Felizmente que a tenda gigante que alugamos para a feira ainda não nos fez falta”, refere o presidente da JFM, Duarte Pires, fazendo votos para que o sol brilhe no próximo fim-de-semana.

Com um orçamento de 15 mil euros, a JFM conta com o apoio da Câmara Municipal de Vinhais e da CoraNE para financiar o certame. O Parque Natural de Montesinho, o Inatel, a Região de Turismo do Nordeste Transmontano, o Clube Português de Canicultura e o Ayuntamiento de Hermisende (Espanha) são outras das entidades que também contribuem, seja ao nível logístico ou financeiro.

Máquinas de costura em exposição

O futuro Posto de Venda de Produtos da Terra vai acolher uma exposição de carácter etnográfico que será organizada pela Associação Cultural e Recreativa da Moimenta.
A colectividade tem vindo a assegurar a parte cultural do certame e aproveitará para fazer a retrospectiva das actividades desenvolvidas ao longo dos anos, como é o caso duma recriação duma segada à moda antiga.
Simultaneamente decorrerá uma mostra de máquinas de costura oriundas do Museu Etnográfico de Hermisende que, certamente, não passará despercebida. Trata-se duma exposição que estará patente, pela primeira vez, em Trás-os-Montes, após ter granjeado fama em Espanha.
A par das actividades já referidas, a venda de fumeiro, artesanato e produtos da terra far-se-á sob a protecção da tenda gigante.