Escola vira Centro Ambiental

PUB.

Ter, 19/04/2005 - 18:13


O Parque Natural de Montesinho (PNM) já conta com um Centro de Interpretação da Natureza (CIN), onde os visitantes podem conhecer a fauna e flora daquela zona protegida.

O equipamento não foi criado pelo Instituto de Conservação da Natureza, mas pela associação Azimute, que escolheu a aldeia de Portela, concelho de Bragança, para instalar o novo centro.
O CIN resulta da recuperação da antiga escola primária da Portela, que foi encerrado há mais de cinco anos por falta de alunos. As obras de restauro começaram há um ano e foram inauguradas no passado sábado, após um investimento de 60 mil euros, comparticipados pela Câmara Municipal de Bragança e Leader +.
A Junta de Freguesia de Gondesende, o Instituto Português da Juventude e alguns empresários da região também deram um empurrão.
A partir de agora, o equipamento estará aberto diariamente, permitindo aos utilizadores aceder a programas multimédia e jogos didácticos de carácter ambiental. Além disso, o espaço dispõe de quatro computadores ligados à Internet, direccionados para sites ligados ao ambiente e à juventude. “Já lançamos um jogo sobre os animais do Nordeste Transmontano e vamos lançar, em breve, um jogo sobre a água em que alertaremos, de forma lúdica, as pessoas para a necessidade de preservar a água”, explicou o presidente da Azimute, João Cameira.

Centro aberto diariamente

O funcionamento do CIN será assegurado por um funcionário em regime de estágio, que orientará as acções de sensibilização ambiental. Um dos principais objectivos é promover a visita dos alunos das escolas primárias, que também poderão participar nos percursos educativos que a associação já está a preparar. “Queremos que as crianças das escolas venham aqui conhecer a fauna e flora da região, seja dos jogos e programa didácticos ou de percursos pedestres que visam aprender a reconhecer as espécies e os animais”, acrescentou João Cameira.
A par das iniciativas dirigidas às escolas, a Azimute assinou um protocolo com a CMB, com vista à criação de quatro percursos pedestres direccionados para os amantes da natureza.
Segundo o presidente da CMB, Jorge Nunes, o acordo abrange caminhadas na área do PNM, Serra da Nogueira e na própria cidade. Os percursos serão divulgados no site da Internet da edilidade, ficando a cargo da Azimute a concepção, sinalização e homologação dos trajectos junto da respectiva Federação.
No dia da inauguração do CIN, o presidente da Junta de Freguesia de Gondesende, Gilberto Afonso, anunciou a recuperação de alguns moinhos de água que constituirão mais um motivo de interesse para os visitantes.
Actualmente, a aldeia de Portela só é habitada por 60 pessoas e já poucos acreditavam na recuperação da antiga escola. “A escola estava abandonada, mas, agora, este Centro vai atrair gente de todas as idades, em especial jovens, que vão conhecer e falar da nossa terra”, salienta o autarca.