Ter, 10/10/2006 - 11:11
Contudo, existem truques que conseguem minimizar ou neutralizar o problema.
Veja aqui as nossas dicas:
Antes de tudo, certifique-se que o seu quarto de dormir é acolhedor e silencioso. O ambiente deve ser aconchegante. A temperatura nem demasiado fria, nem demasiado quente e a sua cama deve ser um ninho: colchão e almofada confortáveis são um "must". Os produtos ortopédicos são melhores.
A necessidade de sono varia de pessoa para pessoa. Respeite a sua! Ajuste o seu relógio biológico, procurando levantar-se à mesma hora todos os dias, independentemente de quanto tempo de sono teve na noite anterior. O que deve ter em conta não é a hora que se deitou mas sim a altura em que se levantou - é aí que o relógio biológico começa a funcionar.
O exercício físico aumenta a necessidade de sono. Porém, nunca devem ser feitos antes de se deitar. Dê uma margem de no mínimo cinco horas até ir para a cama.
Uma boa ajuda é tomar um banho quente antes de ir para a cama. Jamais deixe os pés arrefecer. Um chá de erva cidreira ou camomila é bom. Se preferir, pode sempre optar pelo leite morno com mel e canela.
Exercícios respiratórios são uma boa opção para aliviar a tensão e proporcionar o relaxamento muscular.
Caso o seu problema teime em continuar, não hesite em participar em aulas de Yoga, meditação, fazer sessões de massagem ou acupunctura. Estes métodos são conhecidos pelos seus efeitos benéficos no que toca a insónias.