Ter, 31/10/2006 - 15:09
Este intercâmbio de seis dias foi possível através do Instituto Português da Juventude, no âmbito do programa Mobilitas, que disponibilizou mochilas, t-shirtes, bonés e canetas para cada elemento do grupo.
A acção consistiu na descida do rio Minho em “kaiake”, desde Ourense até La Guardia, onde o rio se junta com o mar, com a vila Caminha a espreitar da outra margem.
Na manhã do dia 18 iniciava-se uma parte da descida, sempre com o acompanhamento de monitores, em barco a motor ou nos próprios “kaiakes”. Em terra, outros monitores acompanhavam o grupo, apoiando a descida na parte da alimentação.
Da parte da tarde, organizavam-se as visitas aos museus, catedrais e monumentos históricos e culturais das localidades abrangidas no percurso, onde também decorreram sessões de jogos tradicionais.
No final do jantar de cada dia, todo o grupo de participantes preenchia um questionário para avaliar a organização e contribuir para melhorar alguns aspectos.
De regresso ao local da pernoita, os jovens entretinham-se com jogos, danças e ateliers que serviram para estreitar os laços de amizade.
Assim foi esta viagem por terras de Espanha, descobrindo lugares por rio e por terra, conhecendo uma cultura diferente e paisagens deslumbrantes que deixaram grupo com vontade de repetir a descida para o ano.