Cão de Gado Transmontano sobe ao pódio

PUB.

Ter, 19/04/2005 - 18:14


O mercado de gado de Malhadas, no concelho de Miranda do Douro, foi o palco para o primeiro concurso concelhio de Cão de Gado Transmontano.

Este guardador de rebanhos tem um papel importante na protecção dos animais dos ataques dos lobos, por isso pode ser um bom aliado dos pastores trasmontanos, numa região onde há ataques frequentes de lobos, até porque é o último reduto do lobo ibérico em Portugal.
O cão de gado trasmontano tem, assim, um papel de destaque na agro-pastorícia do planalto mirandês, já que a região detém, ainda, um número de cabeças de gado considerável, tanto ovinos como caprinos.
Segundo a presidente do Clube Português de Canicultura (CPC), Carla Molinari, “esta é a nona raça nacional reconhecida há apenas um ano. O cão de gado trasmontano é uma mais valia para a região, já que o seu instinto de “guarda” pode ser muito importante para os criadores.
De momento há cerca de 400 animais registados no CPC, em apenas dois anos. O número pode aumentar, tendo em conta que número de criadores também está a aumentar.

Ovinos perdem corpulência

Este concurso decorreu em paralelo como o Concurso Nacional de Gado Ovino de Raça Churra Galega Mirandesa, organizado pela associação de criadores daquela raça (AORCGM), com a colaboração das Câmaras Municipais de Vimioso e Miranda do Douro.
Este ano marcaram presença cerca de 200 animais, que apesar da seca que se fez sentir, ainda mostraram corpulência necessária para o júri os poder classificar.
Segundo o presidente da AORCGM, Francisco Rodrigues, “se não fosse a chuva destas últimas duas semanas a realização do concurso poderia estar em perigo, já que os animais, devido aos mais de seis meses de seca, estavam a perder corpulência”. Entretanto, este tipo de ovinos, que é muito apreciado nos restaurantes da região, ainda não obteve a Denominação de Origem Protegida, apesar do processo já ter dado entrada nos serviços do ministério da Agricultura, há alguns anos.