class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-164649 node-type-noticia">

            

PUB.

Bragança entre os melhores

Ter, 10/10/2006 - 10:26


Diversos parceiros e entidades na área das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) reuniram-se em Bragança, no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTIG) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), para participar no seminário de encerramento do Projecto CallTM.

Subordinado ao tema “Contact Centres e Periferias: a Experiência Portuguesa”, no colóquio abordou-se o principal objectivo deste projecto que visa desenvolver o marketing territorial de Alto Trás-os-Montes, em especial de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela.
Deste modo, o CallTM pretende despertar o interesse de operadores de serviços baseados em telecomunicações e tecnologias da informação pelas oportunidades que a região pode oferecer.
Recorde-se que, em 2005, a PT Contact arrancou com um call centre em Bragança, localizado no edifício do Mercado Municipal, ampliando, assim, operações deste género em regiões deslocadas dos centros urbanos.
A implementação do Call Centre em Bragança permitiu a criação de cerca de 50 postos de trabalho e, segundo o responsável pelos recursos humanos e activos físicos da PT Contact, Francisco Cesário, tem capacidade para acolher quase o dobro. “O actual espaço é um dos melhores do país e há potencialidades para vir a crescer”, reforçou.

Recursos humanos qualificados

Com cerca de 30 por cento de licenciados, o Call Centre representa uma mais valia para Bragança, uma vez que “é benéfico para o mercado de trabalho da cidade”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Bragança (CMB), Jorge Nunes.
A permanência neste tipo de actividades é relativamente curta. No entanto, a estabilidade nos Call Centre tende a aumentar. “Como os funcionários estão de passagem, acabam por adquirir competências”, assegurou o autarca.
Deste modo, a rotatividade de profissionais neste mercado não significa falta de qualificações. “Os nossos funcionários encaram este emprego como uma passagem, pois não é a área que querem seguir”, referiu Francisco Cesário.
No entanto, o responsável assegura que a formação é sempre garantida, bem como a possibilidade de progredir dentro deste sector.
A proximidade do Call Centre com o Instituto de Emprego e Formação Profissional e com estabelecimentos de ensino superior, como o Instituto Superior de Línguas e Administração (ISLA) e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), é outra das vantagens da cidade, uma vez que o recrutamento é feito junto de desempregados ou estudantes do ensino superior.
O projecto CallTMé promovido pelas autarquias de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela, tendo a CMB como promotor líder.