class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-164563 node-type-noticia">

            

BOTICAS prepara Feira do Mel e da Carne Barrosã

Ter, 26/09/2006 - 15:48


De 29 de Setembro a 1 de Outubro, a Câmara Municipal de Boticas (CMB) e a Cooperativa Agrícola de Boticas (Capolib) organizam a IV Feira do Mel do Barroso e da Carne Barrosã, um certame que visa promover estes dois produtos com Denominação de Origem Protegida (DOP).

Com três edições no currículo e um saldo francamente positivo, o evento pretende continuar a contribuir para uma maior promoção do Mel do Barroso e da Carne Barrosã gerando, ao mesmo tempo, importantes receitas para a economia do concelho e da região.
Embora o modelo de organização se mantenha, a edição deste ano conhecerá algumas “inovações” que lhe darão ainda maior visibilidade e notoriedade. A maior delas prende-se com a realização de um Seminário Internacional no âmbito do Programa “Rural Change”, que envolve parceiros provenientes de vários países europeus, como a Itália, Inglaterra, Espanha e Irlanda, entre outros.
Esta iniciativa, agendada para o dia 29 de Setembro, versará o tema “Inovação e Identidade no Desenvolvimento Rural”, trazendo até Boticas reputados especialistas nas questões do Mundo Rural, o que permitirá trocas de experiências nos mais variados níveis.

Municípios europeus presentes

A participação dos diferentes municípios europeus parceiros deste projecto é, também, alargada à vertente da exposição, já que cada um deles estará presente no certame com o seu “stand” de divulgação. Com isto, o espaço para os restantes expositores, nomeadamente de artesanato, fica algo limitado nesta edição, mas nem por isso os produtos que dão nome ao certame encontrarão condicionantes de espaço. Bem pelo contrário, já que a exposição/venda de mel verá mesmo o seu espaço alargado, sendo possível na edição deste ano encontrar, pela primeira vez, mel proveniente de diferentes zonas do país.
A Carne Barrosã também terá lugar de destaque, podendo ser adquirida nos “stands” próprios para venda e/ou degustada nas “Tabernas” do recinto, que, aqui voltarão a servir os tão procuradas e apreciadas iguarias tradicionais. Em matéria de pratos os destaques vão para a Vitela Barrosã cozida “à Lavrador”, a Vitela Barrosã grelhada na brasa “à Soca”, a Vitela Barrosã estufada no pote, o Arroz de Vitela Barrosã à Moda Antiga e ainda a Vitela Barrosã assada no forno à “Santa Cruz”. Como sobremesa destacam-se as Rabanadas com Mel de Barroso e os Sonhos com Mel de Barroso, seguidos de uma Aguardente de Mel como digestivo.

“Queimadas de Aguardente de Mel”

A aposta forte na gastronomia regional promete continuar a ser uma verdadeira “receita” de sucesso deste certame.
Além disso, durante a IV Feira do Mel de Barroso e da Carne Barrosã realizar-se-ão as outrora popularizadas “Queimadas de Aguardente de Mel”, uma tradição que vem dos tempos mais remotos e que era vulgar nestas regiões de fronteira, quer do lado português, quer do lado espanhol.
Com este certame, a Câmara Municipal e a Cooperativa Agrícola de Boticas esperam atrair ao concelho mais de 20 mil pessoas, gerando um volume de negócios na ordem dos 150 mil euros. A meta é ambiciosa, mas alcançável, “sobretudo tendo em conta o sucesso alcançado nas edições anteriores e o número crescente de amantes do bom turismo gastronómico da nossa região”, referiu o presidente da CMB, Fernando Campos, durante a apresentação do certame.
Ao mesmo tempo, a Feira reúne outros atractivos que não apenas a gastronomia. Exemplo disso são os cantares tradicionais e as chegas de bois, espectáculo mítico e único nesta região do Barroso, gerador de verdadeiras romarias.