Bombeiros têm novas viaturas

PUB.

Ter, 13/12/2005 - 14:47


O baptismo de duas novas viaturas marcou as comemorações dos Bombeiros Voluntários de Bragança (BVB), que decorreram na passada quinta-feira, dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira daquela Associação Humanitária.

A ambulância de transporte múltiplo de doentes e o veículo especial de combate a incêndios são as mais recentes aquisições daquela corporação, que tem vindo a reforçar o número de viaturas, para melhorar a operacionalidade no terreno.
Segundo o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Bragança (AHBVB), Francisco Alves, o veículo especial de combate a incêndios representa um investimento de 155 mil euros, comparticipados pelo Serviço Nacional de Bombeiros, em 88 mil euros, e pela Câmara Municipal de Bragança, que contribuiu com 61 mil euros. Já a viatura de transporte de doentes custou cerca de 35 mil euros.
A viatura especial de combate a incêndios florestais, urbanos e industriais tem capacidade para 9 mil litros de água e cerca de 3 mil litros de espuma. Além disso, dispõe de canhões que projectam a água a cerca de 150 metros de distância, pelo que vai prestar serviço no aeródromo de Bragança.

Corporação cativa jovens

“Esta viatura é a menina dos meus olhos. Em todo o País existem três e este carro é o mais moderno deles todos”, salienta Francisco Alves.
Durante as comemorações, o presidente da AHBVB relembrou a urgência da realização de obras no quartel, que é afectado por diversas infiltrações de água, entre outras deficiências.
O responsável afirma que já foi apresentada uma candidatura ao Ministério da Administração Interna, mas o início dos trabalhos aguarda a aprovação do projecto por parte do Governo.
Entre as obras que constam do projecto, orçado em cerca de 150 mil euros, Francisco Alves realça a construção duma camarata para as mulheres e as melhorias na central telefónica que, actualmente, tem falta de visibilidade.
As cerimónias em honra de Nossa Senhora da Conceição contaram, também, com um desfile pelas ruas da cidade, que teve como principal objectivo mostrar à comunidade o trabalho dos bombeiros e, ao mesmo tempo, cativar jovens para a corporação.
“Não queria terminar o mandato sem criar um grupo de “majoretes” para a fanfarra bombeiros, mas para isso é preciso incentivar os jovens”, acrescenta o presidente da AHBVB.
A homenagem ao padre Adérito, pelos 25 anos de capelão daquela associação, e o tributo a todos os bombeiros já falecidos foram, igualmente, pontos altos das comemorações dos BVB.