class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-164517 node-type-noticia">

            

PALAÇOULO acolhe folclore

Ter, 19/09/2006 - 15:13


A aldeia de Palaçoulo, no concelho de Miranda do Douro, acolheu a sexta edição do Festival de Folclore Caramonico (FFC), que decorreu anteontem com a presença de cerca de 200 dançadores e dançadeiras.

Os participantes vieram um pouco de todo o País, sendo de destacar a participação do Grupo de Pauliteiros e Pauliteiricos de Palaçoulo, Grupo Folclórico de Vila Nova de Tazem (Gouveia), Grupo Folclórico da Casa do Povo de Briteiros (Guimarães), Grupo Folklorico “Trasgo” (Oviedo-Espanha), Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela (Viana do Castelo).
Todos eles deram a conhecer, às gentes do Planalto Mirandês, outras formas de dançar, já que nesta região prevalecem os grupos masculinos de pauliteiros e pauliteiricos.
Organizada pela Caramonico - Associação para o Desenvolvimento Integrado de Palaçoulo, a iniciativa contou com o apoio do Instituto Português da Juventude, entre outras entidades locais.
Este festival, na óptica do presidente da colectividade, Gualdino Raimundo, “pode ser considerado como o único que resulta das permutas efectuadas pelos Pauliteiros de Palaçoulo que, anualmente, percorrem várias localidades do País”.
O festival arrancou em meados da década de 80 e, “após um interregno, em 2003, o certame é para continuar”, garantiu o responsável.
O Festival de Folclore de Palaçoulo realiza-se durante as festas de Santa Bárbara, considerada a padroeira dos pauliteiros daquela localidade.
No próximo ano, estes “artistas” de Palaçoulo já garantiram que vão continuar a demonstrar a cultura da “Terra de Miranda” um pouco por todo o País e no estrangeiro. Por outro lado, pretendem receber outros dançadores de forma a manter viva a interacção cultural.