Casa de Trás-os-Montes com novo espaço

PUB.

Ter, 11/10/2005 - 15:07


As comemorações do centenário da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro (CTMAD) de Lisboa ficaram marcadas pelo lançamento da primeira pedra da nova sede desta associação, que vai nascer em Belém.

O novo espaço vai ser edificado na Avenida da Índia, em Lisboa, num terreno cedido pela Câmara Municipal. O início da obra teve lugar no passado dia 24 de Setembro, numa cerimónia festiva que contou com a presença dos representantes da autarquia e da CTMAD.
Com uma área de 3.500 metros quadrados, a futura sede da associação, orçada em 1,8 milhões de euros, vai ser composta por diferentes espaços destinados a apoiar os transmontano-durienses residentes na capital.
O interior do edifício será constituído por restaurante, bar, sala de convívio, lojas de artesanato e produtos regionais. Para além disso, os espaços culturais também vão estar presentes com uma biblioteca, ciberespaço, salão polivalente para espectáculos e exposições, bem como sala de ensaios. Já o apoio aos associados vai ficar garantido com gabinetes destinados a auxiliar os munícipes transmontano-durienses e as actividades económicas regionais.

Recuperar tradições

A zona exterior da sede vai contar com um auditório ao ar livre, uma esplanada e um espaço para a realização de jogos tradicionais. Este equipamento também vai ter um estacionamento aberto ao público, com cerca de 40 lugares, cuja gestão vai contribuir para o auto-financiamento das actividades sócio-culturais da instituição.
A grandeza daquele espaço vai permitir à CTMAD recuperar actividades que se foram extinguindo ao longo do tempo, nomeadamente na área do teatro e da música. Para já, está prevista a constituição de um grupo de cantares tradicionais e de uma banda de música, bem como um centro de formação para artesãos.
A inauguração da nova sede, que a direcção da CTMAD pretende que venha a ser “uma verdadeira embaixada de Trás-os-Montes e Alto Douro em Lisboa, está prevista para o mês de Setembro de 2008.
Recorde-se que a CTMAD foi fundada em Setembro de 1905, sendo a mais antiga casa regional com sede na capital. Reconhecida como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública desde 1990, esta associação recebeu, no passado mês de Julho, a Medalha de Honra da cidade de Lisboa.