Vendavais - Piores, pelas melhores razões

PUB.

Todos gostamos dos monumentos, de os ver de perto, de os fotografar, de os estudar e até pagamos para os poder admirar e visitar. O homem tem o dom inato da observação e admiração do que o rodeia e isso nutre nele, sentimentos agradáveis ou não, consoante o que se lhe depara. Não é nem nunca foi preciso frequentar a escola para aprender a admirar a beleza, seja ela qual for. Homem e mulher têm essa possibilidade admirável e posicionam-se na sociedade, um pouco ao sabor dessa condição, até porque ela pode e é melhorada a cada dia que passa.

Se a tudo isto juntarmos um pouco de sorte e saber, tanto o homem como a mulher que o conseguem, passam a ter alguma projecção social que acarreta fama e inveja à mistura, numa amálgama explosiva.

A busca da fama, com ou sem proveito, sempre foi um objectivo de todos os tempos para todos os que tinham essa ambição. Nem sempre se consegue fama e glória e muito menos por dá cá aquela palha. Heróis, havia-os na antiga Grécia e esses só depois de ganharem os jogos que disputavam com os melhores. Hoje os tempos são outros. A comunicação social promove rapidamente quem quer ou o seu contrário. De um dia para o outro tudo pode mudar.

Pois é o que está a acontecer com o nosso Cristiano Ronaldo. A comunicação social não se cansou de o elogiar e promover durante anos. Em Portugal e no estrangeiro, é considerado o melhor do mundo. A fama e a riqueza são a sua imagem de marca. É natural que a inveja e as críticas de uns, sejam o gáudio de outros. Ele sabe disso. O seu nome, o seu físico, a sua performance, são capas de todas as revistas e programas de televisão, publicidade de muitas marcas, que à sua custa ganham fortunas e com ele repartem, obviamente, algum desses ganhos.

Rapaz de poucos estudos, subserviente e amigo da família, lutador incansável, subiu as escadas da fama à sua custa e sem ajudas de terceiros. Impôs o seu estilo, o seu saber, a sua arte futebolística e guindou-se ao último patamar da fama. Ao longo de quinze anos, subiu a pulso cada degrau dessa imensa escadaria. Muitos quiseram subir com ele ou ao seu lado essa escada imensa. Aproveitou-se de alguns, mas depressa foram afastados. As razões, sabe-as ele.

Ronaldo e mulheres e mulheres e milhões, são duplas explosivas e incontornáveis. Que mulher em busca de fama e poder não se vê tentada a interferir no seu caminho? Houve muitas e nós nem sabemos quais. A comunicação social deu-nos a conhecer alguns nomes dessas aventureiras pretensiosas a que ele deu mais ou menos atenção, em determinado momento. Casos passageiros e sem grande projecção. Nada de mais, sem ditos e contos, o normal de qualquer paparazzi para uma revista de mexericos.

Hoje, Ronaldo vê-se confrontado com um caso diferente. Esta rapariga americana com quem ele contracenou numa noite de verão num hotel de Las Vegas, vem, dez anos depois, dizer que ele a violou. Francamente! O que a comunicação social divulgou em vídeo e fotografia, dá para ver perfeitamente que ela está satisfeitíssima ao lado dele numa discoteca, sem qualquer objecção, pretendendo passar um bom bocado com o jogador mais famoso do mundo, o que lhe daria um pouco de visibilidade publicitária, já que era, parece, uma simples modelo. Aliás, ela era acompanhante de luxo e angariadora de clientes VIP dessa discoteca que pertencia ao hotel onde trabalhava. Ela aceitou ir para o quarto do Ronaldo, não para aprender a dar uns toques na bola, mas para passarem uns momentos de sexo escaldante a troco de dinheiro e muito. Violada!

A verdade é que ela foi para a cama pelas melhores razões e com a pior das intenções. Na cama com o melhor do mundo é caso para se gabar, nem que sejam dez anos depois, já que na altura não conseguiu mais do que alguns milhares de dólares. Agora é a possibilidade da fama fácil. Eu sou contra qualquer tipo de violação sexual. Não está isso em causa e defendo as mulheres que têm a coragem de o denunciar e provar cabalmente. Provar é que não é fácil e muito menos dez anos mais tarde. O que Kathryn Mayorga quer agora é acesso fácil à fama, pelas piores razões. Claro que louvo a sua coragem em expor-se a muitas opiniões, a favor ou contra, tanto tempo depois e sem ter como provar essa suposta violação. O que existe são fotos e vídeos onde aparece a rir, contente e feliz, ao lado de um engate bem-sucedido e com propósito bem definido. Nada mais. Se ele fosse um simples jogador, ou empresário medíocre, ela não se dava ao trabalho de denunciar o seu ato, seja qual for, até porque casos desses, ela tem todos os dias, pois é para isso que lhe pagam.

Perante isto, temos um Ronaldo que passa a ser considerado dos piores, mas pelas melhores razões. Gostar da beleza e mesmo ter de pagar por ela para a ver de perto e usufruir dela, é o mais comum quando queremos observar a arte. Pena é que esta arte, seja efémera e banal.

Luís Ferreira