Trench Coat: um clássico incontornável

O Trench Coat, imortalizado pela marca Burberry, é um modelo de casaco que foi criado durante a Primeira Guerra Mundial por Thomas Burberry, especificamente para os soldados da linha de frente.

Inicialmente, o Trench Coat era confeccionado em tecido de gabardine impermeabilizada, uma técnica criada e patenteada por Thomas Burberry em 1888. O modelo, desde o inicio, possui uma fenda traseira, ombreiras, uma pala larga nas costas, tiras com fivelas nos punhos, uma aba abotoada num ombro e bolsos fechados para melhor acomodar os pertences dos soldados.

Ainda segundo a Burberry, o uso da peça por civis começou em 1918, através de influência de personalidades como Winston Churchill.

Desde a aparição de Andrey Hepburn com um Trench Coat no filme “Breakfast at Tiffany´s” e Humphrey Bogart em Casablanca, o Trench Coat ganhou também um lugar na história da moda. O modelo tornou-se democrático, é usado actualmente por homens e mulheres, com vários estilos e idades, totalmente versátil; pode ser vestido tanto de dia, no trabalho, como á noite, para uma festa casual. A Burberry continua a comercializar o mesmo casaco, presente em todas as colecções. Contudo, o Trench Coat é uma peça sobre a qual se poderá afirmar que é transversal à maior parte das marcas de roupa.

Além disso, é também uma ótima opção para os dias de clima instável (chove/não chove; faz calor/ faz frio)!

O Trench Coat é um clássico intemporal e um básico que devemos ter no nosso guarda roupa.

Para escolher um Trench Coat invista numa peça de qualidade que possa usar por bastante tempo. Escolha uma cor que combine com o seu guarda-roupa. Considere cores neutras como o preto, azul marinho, bege, caqui e verde escuro, altamente versáteis e que combinam com tudo.

Para as mais ousadas opte por um trench coat em cores vibrantes.

O Trench Coat sobreviveu a todas as modas e pode substituir um casaco leve.

Pode usar-se tanto com saltos como com sapatilhas, dá sempre um ar elegante.

Pode ser perfeitamente combinado com um vestido, uma saia ou com calças.

Desde o modelo mais clássico ao mais chique, ao casual ou irreverente, a escolha só depende de si, do seu estilo, do look que pretende, do seu estado de espirito e da mensagem que deseja comunicar aos outros.

Seja qual for o seu estilo e se ainda não tem um Trench Coat, aconselho vivamente a adquirir esta peça para o seu guarda roupa.

Clara Morais