A TORRE DE TATLIN

PUB.

A que ficou conhecida como Torre de Tatlin não passou de um projeto do arquiteto e pintor russo Vladimir Tatlin. Nunca foi construída.  Era um monumento revolucionário em ambos os significados do termo, seja o real, seja o figurado. Por um lado era composto por elementos que rodavam sobre si mesmos em movimentos cíclicos de diferentes velocidades, que a seguir descreverei, e, por outro lado, pretendia celebrar a Revolução de Outubro de 1917 e as alterações sociais em curso, na terra dos sovietes. Deveria servir de sede à Terceira Internacional que, no entender dos intelectuais e revolucionários russos, haveria de estabelecer uma nova ordem em todo o mundo, a partir das margens do rio Neva em Petrogrado.
A projetada construção era constituída por uma dupla espiral metálica, antecipando a forma adotada pelo DNA de todos os seres vivos, recordando a escada espiralada do castelo Chambord, projetada por Leonardo da Vinci e assemelhando-se ao minarete da Grande Mesquita de Samarra que, por sua vez, se terá inspirado na bíblica Torre de Babel.
Segundo o projeto do seu autor, integrado no movimento construtivista (que viria a ser perseguido pela corrente do realismo socialista, imposta por Estaline), no interior da formação helicoidal seriam construídas quatro estruturas diferente, que rodariam, continuamente e a velocidades diferentes. A maior de todas, na base, um cubo, rodaria de forma a perfazer uma volta completa num ano. Logo a seguir, uma pirâmide, demoraria um mês a rodar sobre si própria. Um cilindro iria consumir um dia para fazer uma rotação. Mais rápida seria a esfera do topo cujo tempo de rotação era de apenas uma hora. Estes espaços cinéticos teriam funções diferentes sendo o primeiro dedicado às atividades legislativas, o segundo às executivas e o terceiro à informação. A última iria servir para albergar um ecrã de projeção de onde emergiriam a antena duma estação radiofónica. Elevadores elétricas estariam encarregados de ligar todos estes corpos e, também eles, com velocidades diferenciadas, asseguravam o funcionamento de todo o edifício e facilitavam as intercomunicações.

Há quem ainda veja no magnífico projeto uma alegoria ao grande relógio cósmico que replicava, nas suas diversas revoluções, os movimentos terrestres e a cadência dos signos do zodíaco. Outros relevam a harmonia dos movimentos de rotação dos sólidos interiores semelhante ao novo processo revolucionário em curso no reino dos antigos czares.

No seu livro “Reinventar a Democracia”, Manuel de Arriaga,  propõe uma outra analogia. O economista, gestor e professor na Universidade de Nova Iorque, aponta a edificação como um ícone figurativo da realidade política dos nossos tempos: o interesse público terá de identificar e incorporar o reconhecimento de que a realidade comporta em si diferentes ritmos e diferentes temporalidades. Tal como a movimentação dos elementos móveis está relacionada entre si igualmente o sucesso prático das decisões políticas passa pelo entendimento que os interesses a curto prazo têm de se encadear e basear nos de longo prazo. Ora o maior problema dos nossos políticos e decisores públicos passa, precisamente, pelo foco no imediato esquecendo as opções estruturais de visão mais alargada e de horizonte mais longíquo. Trepam até à esfera da Torre e, uma vez ali chegados, esquecem todo o resto do sistema preocupados em manterem a sua posição junto do centro emissor, independentemente da necessidade de conceber, produzir, aprimorar e operacionalizar as decisões e ações necessárias ao efetivo benefício público.
Esta atitude, embora errada, nem sequer nos é estranha. Afinal mais facilmente tentamos evitar um cumprimento de alguém constipado, com receio de contágio no imediato, do que deixamos de fumar, sabendo que os riscos de cancro de pulmão, a longo prazo, são reais e muito mais graves.

José Mário Leite