Dia da Europa

PUB.

A União Europeia está de parabéns! Foi precisamente no dia 9 de maio de 1950 que Robert Schuman, um dos “pais da Europa”, proferiu a famosa “Declaração Schuman”, que levou à criação da UE.

Uma ocasião a celebrar! Este ano, a Representação da Comissão Europeia em Portugal vai assinalar a data em Braga, com um Diálogo com os cidadãos com o comissário europeu Carlos Moedas e com um concerto solidário do Rui Veloso.

É importante assinalar o Dia da Europa, mas mais importante é celebrar a importância do projeto europeu nas nossas vidas.

Tendo em conta as eleições europeias que se avizinham - em Portugal serão a 26 de maio -, a participação cívica é mais importante do que nunca. O futuro que queremos para a UE está nas nossas mãos: quer sejamos a favor de mais ou menos integração; de mais ou menos regulação financeira ou mais ou menos regulação laboral, o importante é mesmo votar.

A abstenção nas eleições europeias tem sido muito elevada nas últimas décadas. Temos o dever de contribuir para que diminua e penso que desta vez o conseguiremos, já que hoje os cidadãos estão mais cientes do impacto real que as políticas europeias têm no seu quotidiano.

A ascensão do populismo no continente europeu preocupa-me, o Brexit causa incertezas e a questão da migração continua longe de estar totalmente resolvida.

Mas estas dificuldades não nos devem fazer esquecer tudo aquilo que a UE concretizou ao longo da sua existência. As nações europeias estão, há mais de 70 anos, em paz. A preocupação com a coesão territorial e social do continente europeu trouxe-nos mais estabilidade e prosperidade. A cidadania europeia protege-nos melhor quando viajamos, residimos ou trabalhamos num outro Estado Membro da União, E mesmo alguns dos avanços científicos recentes só foram possíveis graças à colaboração estreita no quadro europeu e muitas vezes aos apoios concedidos pela União Europeia.

Por todas estas razões, deixo aqui o meu apelo para que, independentemente das suas crenças ou cores políticas, não desperdice a oportunidade de ter voz na União Europeia.

Que a celebração do Dia da Europa seja o mote para votar no dia 26 de maio!

 

Sofia Colares Alves

Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal