Ter, 26/06/2007 - 10:42
No entanto, esta posição durou pouco tempo, já que na etapa Chaves – Bragança, a vitória foi para o espanhol Fernando Martin, que se aguentou em primeiro durante cerca de 159 quilómetros. Apesar de ter ganho a etapa, não ficou de amarelo por apenas 9 segundos. O vencedor foi Óscar Marcos Guerra, da Liberty – Seguros, que, em Bragança, pegou na camisola de líder e jamais a largou. Esta etapa, Chaves – Bragança, foi para todos um pouco atípica, tendo em conta a fuga de Fernando Martin e de um grupo intermédio de seis corredores que representavam cada equipa, resultando na preguiça do pelotão que chegou com mais de 15” de atraso. Esta situação desencadeou algumas críticas à pouca competição. Contudo, era compreensível, uma vez ninguém no pelotão poderia atacar os próprios membros da sua equipa, daí que esta atitude se manteve até ao final da Volta.
A segunda etapa Vinhais – Meda foi dura, sendo, apenas animada pela paisagem, com os seis elementos, Óscar Guerra, Fernando Martin, Pedro Barnabé, Sérgio Dominguez e Hélder Magalhães, a manterem-se no comando.
O pelotão debateu-se, à saída de Vinhais, com a queda de dois corredores na ponte da Ermida, que mais tarde viriam a desistir. A etapa continuou, ainda assim, animada e, mais uma vez, um corredor que não oferecia perigo aos candidatos, Hugo Vítor do Boavista, ganhou, chegando à Meda com 2:39horas e sete segundos. Já o grosso do pelotão só apareceu nove minutos depois, perante a multidão que os aguardava na Meda.
As etapas da verdade
Meda – Santa Marta: 100 quilómetros
Santa Marta – Alvão: 50 quilómetros
A equipa da Liberty Seguros deixou de comandar a volta por equipas para defender o Camisola Amarela, Óscar Marcos Guerra, e conseguiu o feito. O vencedor também queria o prémio da montanha e atingiu a meta, vencendo Hélder Magalhães, natural de Vila Flor.
O corredor do Boavista, ao lado de Fernando Martin, tentaram, até ao final da prova, roubar a amarela a Óscar Marcos Guerra, sem o conseguirem.
Durante esta volta, além da participação, o importante é vencer as provas.
Classificações
Vencedor (camisola Amarela) – Óscar Marcos Guerra (Liberty – Seguros)
Montanha (camisola Verde) – Óscar Marcos Guerra (Liberty Seguros)
Juventude (camisola Branca) – José Menta (Rota dos Móveis)
Pontos (camisola Rosa) - Gustavo Rodrigues (Rota dos Móveis )
Sprints Especiais (camisola Vermelha) - Fernando Martin ( Extremadura – Spuik)



