class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-167202 node-type-noticia">

            

Vitórias sobre a mesa

Ter, 23/10/2007 - 10:15


Treinam todos os dias, no total cerca de 15 horas semanais. Na rua deixam o cansaço, a irresponsabilidade e a preguiça e trazem o espírito de sacrifício, luta, perfeccionismo, sempre com um objectivo em mente: trazer mais títulos para Mirandela.

Fazem da agilidade, destreza e concentração as suas principais armas para ultrapassar adversários, em competições que têm levado o nome do Clube de Ténis de Mesa de Mirandela (CTM) a vários cantos do Mundo.
Na época de 2006/07, as 35 desportistas do CTM, distribuídas por todos os escalões, arrecadaram 13 títulos a nível nacional, mais dez que o segundo classificado. “Somos uma referência na modalidade e a escola de formação de Mirandela é a melhor do País”, garante o presidente e um dos treinadores do CTM, Isidro Borges.
A 1ª divisão feminina do clube é campeã nacional, participando, mesmo, em várias competições europeias. Contudo, em todos os escalões, desde as Infantis às Seniores, há vencedoras.
“Temos atletas que ganham prémios desde cedo”, adiantou o responsável.
As desportistas começam a treinar, normalmente, aos cinco ou seis anos, idade em que é mais fácil a adaptação à técnica necessária para praticar a modalidade.
“O factor mais importante é a aprendizagem da técnica e não da força”, explicou Isidro Borges.
Além de darem mais visibilidade ao clube, através dos troféus conquistados, as mulheres estão em maior número no CTM.
Segundo o dirigente, nos escalões Infantis e Cadetes, o número de vitórias masculinas e femininas aproximam-se bastante. Contudo, é a partir desta faixa etária dos 12 aos 14 anos que começam a surgir algumas diferenças. “Não distinguimos rapazes de raparigas, mas, a partir de uma certa idade, eles afastam-se um pouco, enquanto que as meninas continuam a ter objectivos, ser responsáveis e a sacrificarem-se”, sublinha o responsável.

Instalações próprias
do CTM serão inauguradas
em Janeiro de 2008

É já no dia 5 de Janeiro do próximo ano que o CTM vai inaugurar as suas novas instalações e ver, assim, o sonho de vários anos concretizado.
“Temos trabalhado com condições muito fracas e que é o nosso principal obstáculo, pois não nos deixa crescer enquanto clube”, explicou Isidro Borges.
Segundo o técnico, devido às limitações das instalações “cedidas” para os treinos das atletas, o CTM não podia alargar o seu núcleo de desportistas. “Se ampliássemos, iríamos perder a qualidade dos treinos e não é essa a nossa intenção”, acrescentou o dirigente.
Financiado pela Câmara Municipal de Mirandela, o novo equipamento vai permitir que “o CTM dê o salto que se espera há muito e que seja o clube da cidade e das pessoas”, adiantou o treinador.
Recorde-se que nos 16 anos de existência, o CTM, que antes tinha outra designação, já arrecadou 136 troféus, sendo que mais de 70 por cento foram conseguidos por escalões femininos.
“Já somos uma marca de qualidade e toda a gente tem noção que o CTM é um projecto credível”, assevera Isidro Borges.