class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-167138 node-type-noticia">

            

Vimioso com novo centro escolar

Ter, 16/10/2007 - 10:54


Após quatro meses de trabalhos, o Centro Escolar de Vimioso foi inaugurado, na passada sexta-feira, pelo secretário de Estado Adjunto e da Educação, Jorge Pedreira. Esta infra-estrutura, que representa um investimento na ordem dos 350 mil euros, alberga todos os alunos do 1º ciclo que estudam naquela localidade. O espaço dispõe de diversos novos equipamentos, como quadros interactivos, que, em breve, vão ser colocados em todos os estabelecimentos de ensino. “O Ministério da Educação vai lançar um concurso para apetrechar todas as escolas com este tipo de meios”, informou Jorge Pedreira.

Segundo o membro do Governo, além dos Centros Escolares construídos no distrito de Bragança, como o que foi inaugurado recentemente em Freixo de Espada à Cinta, as autarquias e Governo deverão trabalhar em conjunto de modo a avançar com mais equipamentos do género. “Os municípios devem aproveitar o Quadro de Referência Estratégico Nacional para substituir as pequenas escolas por grandes pólos escolares que representam um grande salto para a educação das crianças”, sublinhou Jorge Pedreira.
No concelho, apenas Argoselo não dispõe de um Centro Escolar, uma vez que, para o presidente da Câmara Municipal de Vimioso (CMV), José Rodrigues, “é um pólo que tem boas condições”.
Segundo o autarca, os alunos vão continuar a fazer as suas refeições no lar de idosos da vila, dado que a escola de Argoselo não dispõe de cantina. Para o responsável, esta situação não prejudica os mais pequenos. “Os pais até gostam, porque é uma interacção entre pessoas de diferentes idades. É bom para a juventude e para os mais velhos”, salientou o edil.
A inauguração do Centro Escolar culminou com uma homenagem da CMV para reconhecer o trabalho de docentes e funcionários que se reformaram no ano passado.