class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-167077 node-type-noticia">

            

Vila Real

Ter, 02/10/2007 - 11:05


Dezasseis anos após a realização da última prova, o Circuito Automóvel Internacional está de regresso a Vila Real. O barulho dos motores vai voltar a ouvir-se de 5 a 7 deste mês numa cidade que já tem tradição nas competições automóveis.

O regresso da prova é impulsionado pelo Dolce Vita Douro, que se associa à Câmara Municipal de Vila Real e ao Automóvel Clube de Vila Real na organização desta iniciativa.
Recorde-se que este circuito internacional realizou-se entre 1931 e 1991, tendo-se registado os pontos altos nas décadas de 60 e 70.
Durante vários anos, foram muitas as corridas internacionais com prestígio, onde participaram alguns dos pilotos estrangeiros mais conceituados e com títulos alcançados em campeonatos mundiais.
A iniciativa designada “Corridas de Vila Real” foi o cartaz turístico da cidade e, até, da região durante vários anos, tendo elevado o nome de Vila Real no panorama nacional e internacional.
A prova nasceu em 1931 pelas mãos de um grupo de entusiastas locais, liderados por Aureliano Barrigas. Nessa altura, foram aproveitadas as características de algumas estradas que ligavam o centro da cidade às imediações do Palácio de Mateus e o primeiro circuito tinha mais de sete quilómetros, um modelo que foi mantido até 1991.