class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166662 node-type-noticia">

            

Vila Boa - Vinhais em piso novo

Ter, 07/08/2007 - 11:31


Foi em ambiente de festa que as populações de Vila Boa, Ousilhão e Nunes, assistiram, no passado sábado, à inauguração das obras de requalificação da estrada que liga aquelas freguesias à vila de Vinhais. Esta obra, levada a cabo pela autarquia local, custou cerca de 700 mil euros, comparticipados por fundos comunitários.

Durante dois anos, a via foi alargada, sinalizada e levou piso novo, para possibilitar aos automobilistas uma viagem mais cómoda e com mais segurança. “Tratava-se de uma via muito estreita e em mau estado de conservação. A Câmara decidiu fazer este investimento avultado, visto que é uma estrada bastante movimentada, uma vez que liga o concelho de Vinhais ao IP4”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Vinhais (CMV), Américo Pereira.

Enquanto espera por uma estrada nova, população reivindica a melhoria do traçado na zona da ponte da Arranca

O edil recorda que a população aguarda, há anos, pela construção de uma estrada nova até ao IP4, que nunca saiu do papel. “Esta nova via ainda foi contemplada com verbas no Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) entre 1995 e 2000, mas depois nunca mais obteve qualquer verba”, realçou o autarca. Aliás, já existe um estudo prévio que apresenta o aproveitamento de parte do actual traçado e a construção de um troço de raiz nos pontos mais críticos.
Dado que esta aspiração se encontra estagnada, a CMV decidiu melhorar as condições de segurança dos automobilistas que utilizam aquela via.
No futuro, Américo Pereira realça, ainda, que pretende beneficiar o principal ponto crítico da estrada, na zona da ponte que atravessa o rio Tuela.
“Estou na esperança de conseguir fazer um novo traçado na parte da ponte, para poder acabar com a curvas”, concluiu o edil.
A inauguração da estrada foi antecedida de uma missa na capela de Ousilhão e seguida de um jantar convívio entre a população das três freguesias.