Ter, 28/08/2007 - 10:26
Trata-se de um investimento de cerca de 15 mil euros da delegação do INATEL de Bragança que, a partir de um protocolo com a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros (CMMC), disponibiliza a prática de vela no Azibo.
O objectivo é criar uma escola da modalidade na albufeira, associando-a à Canoagem já existente. Para tal, a aposta passa pela oferta de formação, através de um possível acordo com a Federação Nacional de Vela. “Estas embarcações exigem mais conhecimentos e técnicas que os caiaques, pelo que, antes de experimentarem, os praticantes deverão frequentar aulas de formação”, referiu António Oliveira, do INATEL.
A juntar às exigências técnicas, André Petrov, ex- campeão mundial e formador de canoagem na barragem, refere que, em caso de acidente, é mais complicado “socorrer” um barco à vela do que um caiaque. “Precisávamos de uma embarcação a motor para nos deslocarmos mais rápido”, avisa o responsável.
Com a abertura das inscrições prevista para o início do ano lectivo, o ex – campeão mundial espera melhorias ao nível dos transportes entre Bragança, Macedo de Cavaleiros e o Azibo, uma vez que não existem transportes públicos directos para a albufeira. “Esperemos que as autarquias ajudem no sentido de superar estes obstáculos, de modo a trazer mais gente ao Azibo”, acrescentou António Oliveira.
Actualmente, o transporte das crianças para as aulas na albufeira está a cargo de André Petrov. “O problema é que não tenho condições para trazer todos os alunos, pelo que a solução seria conseguir um veículo que os transportasse até aqui duas vezes por semana”, acrescentou o formador.
A par desta iniciativa, surge a possibilidade de formalizar um protocolo com alunos da área de desporto do Instituto Piaget de Macedo de Cavaleiros, à semelhança do que já existe com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Deste modo, caberia aos futuros licenciados de Macedo de Cavaleiros a dinamização do Centro Náutico, bem como tirar partido do espaço e do material disponível.
Já no próximo ano, prevê-se que estudantes do IPB possam vir a ter aulas no Centro Náutico, dando continuidade à formação aos mais pequenos, como tem acontecido até aqui.



