Ter, 23/10/2007 - 09:52
No entanto, a intenção do Governo é alargar o número de pessoas que têm apoio. “Começámos por comparticipar quatro utentes e vamos aumentando progressivamente”, sublinhou o secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, que inaugurou o equipamento no passado sábado.
Este objectivo, contudo, só será concretizado se o Orçamento de Estado o permitir, pelo que, para o membro do Governo, é prematuro assumir qualquer compromisso. “Este dinheiro que é facultado às instituições serve para diminuir a comparticipação das famílias. Mas não queremos avançar com nenhuma garantia que não possamos cumprir a tempo”, explicou Pedro Marques.
Segundo o responsável, o executivo dá prioridade a equipamentos como Centros de Dia e que acolham os utentes em horário nocturno, mas também diurno. “Queremos que tenham a valência de permanecia à noite, mas que acolham os idosos, também, de dia, garantindo-lhes as refeições”, acrescentou o secretário de Estado da Segurança Social.
Orçado em cerca de 700 mil euros, o CSSPS contou com o apoio do Centro Regional de Segurança Social de Bragança, Junta de Freguesia de São Pedro de Serracenos (JFSPS), Câmara Municipal de Bragança e doações de privados e outras entidades. Já cerca de 25 por cento das verbas resultaram da realização da Feira das Cebolas que arrancou em 2000 com o intuito de angariar receitas para a concretização deste equipamento.
A funcionar desde o passado mês de Maio, o CSSPS acolhe 24 utentes, mas já conta com uma considerável lista de espera. “Ainda agora abrimos e já necessitávamos de obras para ampliarmos o equipamento e corrigir algumas falhas e necessidades que só detectamos depois de estarmos abertos”, informou o presidente da direcção do CSSPS, António Sá, que também é presidenta da JFSPS.
Para já, o equipamento dispõe, apenas, da valência de internamento, uma vez que não reúne as condições ideais para oferecer outro tipo de serviços. “Precisaríamos de ter umas instalações com outra capacidade para termos Centro de Dia e Apoio Domiciliário”, salientou o responsável.


