class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166545 node-type-noticia">

            

Terra Quente

Ter, 10/07/2007 - 10:15


A Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana (AMTQT) já lançou o concurso público internacional com vista à concepção, construção, fornecimento, instalação e colocação em serviço da rede comunitária de banda larga dos cinco concelhos daquela zona do distrito de Bragança.

Após a implementação deste projecto, designado TERRA@QUENTE broadband, 90 mil pessoas dos municípios de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vila Flor, bem como o Instituto Politécnico de Bragança ficarão ligados, através de 750 quilómetros de condutas, 250 de fibra óptica e sete centros de transmissão. O sistema também contempla um data center, na sede da AMTQT, e cinco redes locais nas sedes de concelhos, conectadas por um anel central com a velocidade 10GBps.
A infra-estrutura estará disponível para todos os operadores e prestadores de serviços de comunicações electrónicas, assegurando à população e entidades da Terra Quente Transmontana o acesso à banda larga. O objectivo é combater a info-exclusão, promovendo o desenvolvimento económico da região.