Ter, 04/09/2007 - 11:10
Uma semana depois, é a vez do ballet madrileno Flamenco Maria Carrasco exibir um espectáculo de dança intitulado de “Tiempos Flamencos”. Nesta nova proposta, os bailarinos da Companhia expõem os seus sentimentos através do corpo e dos passos de dança mais característicos de Espanha.
O espectáculo transforma algo muito espanhol numa coisa universal. É um desafio para que a música espanhola e o seu “baile” sejam entendidos como algo contemporâneo, acessível aos espectadores de qualquer país do mundo. O ritmo, a magia, a sensibilidade, o movimento, a estética e a harmonia são os pormenores que definem plenamente esta nova proposta artística.
No dia 22, a Camerata Senza Misura presta mais uma homenagem ao escritor transmontano Miguel Torga, num espectáculo que conta com a organização da Delegação do Ministério da Cultura do Norte. Trata-se de uma nova geração de músicos portugueses que visam a realização de programas de música de câmara.
Setembro termina com muito Jazz e mais uma Festa da Música
Com uma formação ecléctica – inclui sopros, cordas e piano – este agrupamento musical executa obras com as mais diversas combinações o que permite, ao mesmo tempo, ter abrangência e flexibilidade para executar repertório de vários períodos da história musical. Este projecto teve o seu início em Novembro de 2002, com a participação no ciclo Clarinete À Volta do Côa. Nos XIV Encontros de Primavera, em Guimarães, a Camerata Senza Misura fez a estreia da obra Contrastes de Luís Cipriano. Participou no ciclo Os Dias da Nova Música Portuguesa, em Condeixa-a-Nova, e no Festival de Música de Paços de Brandão.
Os dias 27 e 28 estão reservados para os mais fiéis da música Jazz. Assim, na primeira noite, a última revelação do jazz vocal lusitano, Jacinta (radicada nos Estados Unidos, onde prossegue uma carreira ainda impossível de assegurar em Portugal), vem ao TMB confirmar todas as credenciais, potencialidades e qualidades. Aclamada na crítica portuguesa pela sua “voz quente, redonda, possante”, Jacinta recebeu o prémio “Músico Revelação 2001” do programa Cinco Minutos de Jazz.
No domingo, entra em cena o Quinteto de Donald Harrison, uma das bandas que melhor espelham a evolução do Jazz Internacional.
Por último, no dia 29 de Setembro, ocorre mais uma Festa da Música, encerrando, deste modo, um mês dedicado à música e ao bailado.



