Ter, 20/12/2005 - 15:46
Estes encontros com o teatro infantil pretendem mostrar, para além da inegável importância da literatura no crescimento e desenvolvimento da criança, valores tão especiais como a amizade e solidariedade contrapostos à vaidade e ao individualismo, a partir de dois textos de referência mundial da literatura infantil.
Em Os Músicos da Aldeia, conta-se a história de um burro, velho e cansado, cujo dono decidiu matá-lo para fazer algum dinheiro. Triste, resolveu partir para a cidade para participar, como cantor, na Fanfarra Municipal. Pelo caminho encontrou amigos com quem partilhou a amizade e o carinho... O espectáculo esteve em Montalegre, Vila Nova de Paiva, Vila Real, Resende e Chaves.
Por seu lado, O Fato Novo do Imperador conta a história de um Imperador muito vaidoso, que gostava de vestir as roupas mais exóticas e exuberantes do reino. Até que um dia a Dama da Corte anuncia que há no reino um alfaiate que faz roupas maravilhosas e elegantíssimas com os mais belos tecidos, e que os fatos saídos das suas mãos são invisíveis aos tolos e aos incompetentes. Esta encenação decorreu em Murça, Valpaços, Carrazeda de Ansiães, Alfândega da Fé, Vila Real, Amarante e São João da Pesqueira (dias 17 e 18).
Nestes encontros de Natal, está envolvida toda a equipa de actores e técnicos da Companhia, bem como doze municípios da região com quem a Filandorra – Teatro do Nordeste desenvolve Protocolos de Cooperação no domínio da formação e animação teatral.