Ter, 21/08/2007 - 10:53
Foi em ambiente de festa que os habitantes da aldeia de Soutelo assistiram à inauguração das obras de restauro da capela e de um pequeno pavilhão anexo de apoio às actividades religiosas e sociais, bem como ao embelezamento da zona envolvente àqueles espaços.
Rumo a Cobelas, foi a vez de descerrar a bandeira que marcou a requalificação da capela e arranjo da zona envolvente. Apesar de ser uma aldeia que conta com pouco mais de duas dezenas de habitantes, a valorização do património tem um forte significado para quem passa os dias nesta pequena localidade.
Mesmo ao lado da EN103, a aldeia de Sobreiró de Cima também contou com arranjos ao nível dos arruamentos, que antes se encontravam em terra batida. Os acessos ao santuário de Santa Luzia também foram contemplados nesta intervenção, facilitando, assim, a viagem dos fiéis até ao local de culto.
“É um local muito procurado pelas pessoas, pelo que decidimos alcatroar o caminho rural que dá acesso ao santuário”, realçou o presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Américo Pereira.
Segundo o edil, estas obras custaram aos cofres da autarquia cerca de 200 mil euros. “São intervenções que representam um grande esforço financeiro, visto que não são comparticipadas. Mesmo assim, são importantes porque resolvem os problemas das pessoas”, salientou o autarca.
Situada a cerca de três quilómetros de Vinhais, a freguesia de Sobreiró de Baixo tem passado ao lado da desertificação. Contudo, Américo Pereira realça que estas obras são fundamentais para que as pessoas continuem a gostar de viver na sua terra.
A curto prazo, a CMV pretende, ainda, alcatroar os arruamentos em Sobreiró de Baixo e melhorar as canalizações de água no Castro.



