Ter, 06/11/2007 - 09:58
Com o valor de 56 milhões de euros, este acordo abrange a totalidade das instalações mecânicas e eléctricas destinadas ao novo empreendimento.
As obras, que prevêem um aumento da potência da central eléctrica na ordem dos 125 por cento, arrancaram no passado mês de Março e deverá entrar em serviço industrial no segundo semestre de 2011.
O novo projecto abrange uma central subterrânea em caverna, a cerca de 150 metros de profundidade, um circuito hidráulico em túnel e diversos poços e túneis auxiliares e de acesso. A central será equipada com um grupo gerador, constituído por turbina e alternador, com uma potência de 246 MW / 273 MVA.
Recorde-se que a EDP está a efectuar, actualmente, obras de reforço da potência nas barragens de Picote e Bemposta, também no rio Douro, no concelho de Mogadouro, que iniciaram actividade em 1958 e 1964, respectivamente. Estes projectos resultam da aposta desta empresa no âmbito das energias renováveis. O empreendimento da barragem do Picote representa, na sua totalidade, um investimento na ordem dos 130 milhões de euros.


