Ter, 11/09/2007 - 10:06
Durante dez dias (de 30 de Agosto a 8 de Setembro), as orações e as novenas atraíram um grande número de pessoas de todas as idades, que se identifica com o culto mariano e o seu poder de ajudar a superar obstáculos na vida.
“Sou católica e tenho fé na Nossa Senhora. Esse é o motivo que me faz vir a pé até ao santuário”, afirma Gorete Pereira.
Esta peregrina deslocou-se de Bragança e garante que o sacrifício vale a pena. “Esta é a segunda vez que venho a pé. A viagem custa um bocadinho. No início anda-se bem, mas quando o trajecto começa a ficar íngreme é mais complicado. Cheguei a um ponto que queria andar e as pernas já não acompanhavam”, confessa a devota.
Dulce Lucas desloca-se de Sabariz (Bragança) até ao santuário da Senhora da Serra e garante que a força para caminhar vem de Nossa Senhora, que a acompanha em todo o trajecto. Descalça, esta peregrina espelha no rosto o sofrimento de quem trilhou os pedregulhos nos caminhos rurais para encurtar a distância e chegar ao santuário a tempo de assistir à oração da manhã.
O apoio aos peregrinos terá continuação no próximo ano, para dar alento a quem faz sacrifícios pela fé
“Comecei a caminhada às 5 da manhã. Algumas partes do percurso foram mais complicadas, nomeadamente ali na zona da barragem de Gostei, mas agora já estou próxima da meta”, afirma com orgulho, ao chegar a meio do percurso da serra da Nogueira.
Este ano, a Confraria Nossa Senhora da Serra, em parceria com a delegação de Bragança da Cruz Vermelha e com o Centro Social Nossa Senhora da Assunção, em Rebordãos, implementou, pela primeira vez, o apoio aos peregrinos.
Distribuídos por dois pontos de apoio (um no cruzamento onde se inicia a subida para a serra e outro no santuário), os voluntários distribuíram água, alimentos e deram alguns conselhos aos romeiros. Além disso, uma equipa de enfermagem prestou apoio ao nível dos primeiros socorros a todas as pessoas que precisavam de ajuda para vencer a fadiga.
“Os principais casos que passaram por aqui foram pessoas com cansaço e bolhas nos pés. Os mais novos, nomeadamente as crianças, deslocam-se ao posto de atendimento devido a pequenos acidentes”, explicou Cristina Costa, enfermeira voluntária.
A equipa de enfermagem prestou apoio aos peregrinos que pernoitam nas casas da Confraria e aos que fazem caminhadas diárias. Para o ano, o presidente da Confraria Nossa Senhora da Serra, José Manuel Gonçalves, garante que será melhorado o espaço de atendimento aos devotos.
O ponto alto das festas foi a procissão em honra da Senhora da Serra, no passado sábado, que reuniu milhares de fiéis de todas as idades.




