class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166612 node-type-noticia">

            

Segadas de outros tempos

Ter, 17/07/2007 - 10:18


Em dois dias diferentes, as freguesias de Agrobom (Alfândega da Fé) e Morais (Macedo de Cavaleiros) mobilizaram as populações para reviver as segadas e as malhas à moda antiga.

Agrobom escolheu a manhã de sábado, enquanto Morais enquadrou as tradições na Festa do Pão, que decorreu ao longo de todo o dia de anteontem.
Na aldeia do concelho de Alfândega da Fé foram 45 as pessoas que não quiseram deixar passar a oportunidade para ceifar sem a ajuda de máquinas, ainda o sol tinha acabado de nascer. A iniciativa partiu da Junta de Freguesia de Agrobom (JFA), à qual se associou, também, alguns habitantes da aldeia anexa de Felgueiras.
“Houve aqui um convívio salutar entre as pessoas, pois este dia também contribui para fazer esquecer uma ou outra desavença ”, considera o presidente da JFA, João Maia.
Concluída a segada, o cereal ficará a repousar durante duas semanas. “Depois vai para a eira para ser malhado e, nessa altura, fazemos novo convívio”, revelou o autarca.
Em Morais, a iniciativa também partiu da Junta de Freguesia, com vista a recriar uma das tradições agrícolas mais antigas da região.
A segada decorreu de manhã e a malha preencheu a tarde, culminando com uma merenda oferecida a todos os participantes e visitantes.
Em simultâneo, o largo da aldeia recebeu uma mostra de pão e doces, alfaias agrícolas artesanais e diversos produtos regionais, iniciativas que contaram com o apoio da Câmara Municipal e Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros, no âmbito do projecto Trampolim.