class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166499 node-type-noticia">

            

Santos Populares no Castelo

Ter, 03/07/2007 - 10:24


A alegria e a animação reinaram no tradicional arraial dos santos populares, que decorreu, no passado sábado, nas imediações da Domus Municipalis, em Bragança. A festa, organizada pelo INATEL, em parceria com a Junta de Freguesia de Santa Maria (JFSM), reuniu pessoas de todas as idades, que se deslocaram de diversos pontos da cidade. A música tradicional, as sardinhas assadas e os balões não faltaram ao arraial, animado pelo conjunto musical “Melodia”.

Os três santos populares: S. António, S. João e S. Pedro foram o mote para a festa, que relembrou os tempos de antigamente, quando cada bairro festejava o seu santo.
“A Junta começou a festejar cada um destes santos nos diferentes bairros: Além do Rio, Batoques e no Castelo, mas devido a problemas financeiros e à falta de disposição das pessoas resolvemos associar-nos ao INATEL e fazer uma só festa”, explicou o presidente da JFSM, Jorge Novo.
O delegado distrital de Bragança do INATEL, Luís Ferreira, realça que esta é uma forma de manter as raízes do povo de Bragança, onde, antigamente, se faziam grandes arraiais.
“A cidade transformou-se bastante, mas esta era uma tradição que se cumpria, anualmente, nalguns bairros. É uma forma de reviver os arraiais e mostrar a tradição aos mais novos”, explicou Luís Ferreira.
Esta festa também contribuiu para a animação do Castelo e zona envolvente, convidando as pessoas a deslocarem-se a esta “zona nobre” da cidade.
No futuro, Jorge Novo afirma que será estudada a possibilidade de organizar, nos outros bairros da freguesia, o arraial dedicado aos três santos populares.