Ter, 06/11/2007 - 10:04
Recorde-se que esta não é a primeira vez que o “Outra Presença” sai premiado na iniciativa do jornal Público, tal como refere Luísa Lopes, a coordenadora do jornal. “Há vários anos que concorremos com a edição impressa e já ganhámos um segundo prémio e uma menção honrosa”, salienta a responsável.
Este ano, a escola decidiu concorrer, apenas, com a versão electrónica, fruto da motivação que este suporte tem despertado junto dos alunos e professores. “A edição on-line trouxe mais adeptos ao Clube de Jornalismo (CJ) e, com a obtenção do prémio, acredito que o Clube vai crescer ainda mais”, realça Luísa Lopes.
Neste momento, o “núcleo duro” do CJ é composto por cerca de 20 alunos, mas toda a comunidade escolar tem uma participação activa na elaboração do jornal.
Actualidade da versão electrónica do “Outra Presença” valeu-lhe o primeiro prémio
Com o lançamento da versão electrónica, o “Outra Presença” ganhou maior interesse, dado que a actualização passou a ser feita semanalmente, ao passo que a edição em papel sai no final de cada período. “Enquanto no jornal em papel há notícias que saem com alguns meses de atraso, na versão on-line conseguimos aproximar-nos mais do jornalismo profissional”, reconhece Luísa Lopes.
Além disso, as novas tecnologias possibilitam uma interactividade com os leitores, que podem dar sugestões e opiniões. “Conseguimos chegar a mais gente. Por exemplo, na eleição das 7 Maravilhas de Trás-os-Montes tivemos votações de pessoas de Chaves”, frisou a docente.
Em www.esec-abade-bacal.rcts.pt/op/index.html são abordadas diversas temáticas, desde o mundo escolar, aos temas de âmbito regional e nacional. “Queremos que seja um veículo de informação dentro da escola, mas que também faça os alunos ficarem atentos àquilo que se passa lá fora”, sublinha Luísa Lopes.
O webdesign da versão on-line do jornal é da responsabilidade do professor de Informática, Rui Garcia, que a curto prazo vai efectuar algumas mudanças no site, para o tornar mais rápido e interactivo
A entrega do prémio vai decorrer no próximo dia 28, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.


