Ter, 18/09/2007 - 10:35
No caso do Baixo Sabor, o responsável congratula-se com a decisão da Comissão Europeia, dado que o País só aproveita 47 por cento dos recursos hídricos. “É fundamental para a competitividade de Portugal que se aproveitem estas riquezas, de modo que não seja necessário importar tantas matérias. Só assim poderemos ter uma economia sustentável”, recorda o dirigente.
Mota Andrade defende, também, a instalação de geradores eólicos no Parque Natural de Montesinho (PNM), uma vez que seriam uma fonte de rendimento para os habitantes daquela área, bem como para o resto do País. “Se existem no lado espanhol, jamais podem deixar de ser explorados devido a fundamentalismos e vamos bater-nos para que a energia eólica seja produzida aqui como o é em Espanha”, garante. Para tal, o socialista espera que a proposta do Plano de Ordenamento do PNM seja alterada. “Tal como está não faz qualquer sentido”, avisa.
Socialistas acreditam no lançamento da auto-estrada Vila Real – Quintanilha até ao final do ano e reconhecem atrasos no IC5
Se até final deste ano a auto-estrada Vila Real – Quintanilha for lançada, poderá ser concluída ao mesmo tempo que o troço Amarante – Vila Real, em 2012. “Esperamos que, até ao final do ano, o lançamento do percurso Vila Real - Quintanilha seja uma realidade”, salienta Mota Andrade.
O dirigente adianta, ainda, que é fundamental concretizar a ligação do IP2 ao IC5, mas dá conta de alguns atrasos. “O projecto está um pouco atrasado e só estará concluído no primeiro trimestre de 2008”, revelou.
Já o IP2, entre Vale Benfeito e a A25 (antigo IP5) será lançado até final do ano, à excepção da travessia no rio Douro que ainda não está definida. “Se as previsões se confirmarem, será motivo de satisfação, pois são obras esperadas há muito tempo”, referiu Mota Andrade.
Na área da saúde ainda esta semana deverá ser emitido um despacho ministerial favorável que autoriza o arranque de Unidades de Cuidados Continuados em Vimioso e Vinhais.



